Satisfação dos alunos nas relações interpessoais
contribuição da psicologia positiva
Palavras-chave:
Satisfação, Psicologia Positiva, Relações Interpessoais, Flow, Bem-estarResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a satisfação dos alunos nas relações interpessoais, a partir das contribuições a Psicologia Positiva. A escola precisa ser dinâmica, flexível e atraente. Estar preparada para formar cidadãos criativos e críticos e que estejam dispostos a assumir desafios; ser bem estruturada e desempenhar funções que atendam às necessidades de seus alunos. E além dessas características, o espaço escolar é palco que se constrói algo muito valioso: as relações. Fundamentado pela Psicologia Positiva, que se volta para as emoções positivas, virtudes e forças pessoais, tornando-se uma ciência que se ocupa com as instituições positivas dos seres humanos, priorizando seus aspectos funcionais. Sendo assim, melhoram-se as relações interpessoais, pois quando estamos felizes pensamos menos em nós mesmos e passamos a olhar o outro e partilhamos aquilo que temos de melhor. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Contou com a participação de 60 alunos, de ambos os sexos, faixa etária entre 15 e 18 anos, das 2ª e 3ª séries dos Cursos Técnicos. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas, feito individualmente. A interpretação de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Dos alunos pesquisados, 47% mostraram-se satisfeitos, enquanto 33% afirmaram que não estão satisfeitos e que precisam melhor. Outras respostas apontaram que as atividades de lazer ativo geram satisfação, num total de 45,9%, corroboraram com a pesquisa, afirmando que estas ocupações são prazerosas, facilitam atingir o flow. O resultado teve significação prática, para aplicação de estratégias interventivas que possam utilizar as experiências positivas, como recurso para a melhoria das relações no campus e garantia de avanços na qualidade de vida pessoal e profissional.