Re-quest english

a prática da língua inglesa aliada às novas tecnologias digitais

Autores

  • Elane Kreile Manhães Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Orlando Pereira Afonso Júnior Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Matheus Gonçalves Vieira Rocha Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Palavras-chave:

Novas Tecnologias Digitais, Língua Inglesa, Ensino-Aprendizagem

Resumo

A Língua Inglesa desempenha um papel crucial do ponto de vista da globalização econômica e, principalmente, do aperfeiçoamento tecnológico vivenciado pela sociedade atual. Observando isso, objetiva-se, com o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, o Re-quest English, elaborar estratégias facilitadoras do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. O diferencial do software estará no fato de que se pretende instigar o usuário a solucionar questões que, por meio de recursos multimídia (BUZATO, 2015) e da teoria de gêneros (HARMER, 2007), aprimorem a compreensão e a produção oral e textual dos usuários. A língua Inglesa tem sido utilizada na comunicação internacional e, portanto, recebe a característica de língua franca. Reconhecendo tal importância, Almeida Filho e Barbirato (2000) relatam que se devem buscar novos horizontes com experiências inovadoras para a aula de línguas, com o intuito de oferecer ao aluno oportunidades de experiências mais diretas com e na língua-alvo. O aplicativo a ser desenvolvido trata exatamente de uma proposta que pretende, com base nos princípios de um jogo de tabuleiro, ensinar o Inglês de forma lúdica, tornando o aprendizado mais interativo e criando um ambiente didático mais dinâmico e consequentemente de maior engajamento dos alunos com o aprendizado da língua estrangeira. Dessa forma, o projeto pretende contribuir para que o ensino de Língua Inglesa abandone experiências tradicionais que colocam o aluno como um ser passivo e integre o espaço escolar à realidade em que ele vive. Espera-se também que a utilização do aplicativo em sala de aula confira ao professor o papel principal de motivador, fazendo com que ele traga, para a sua prática pedagógica, espaços menos rígidos e menos engessados de ensino-aprendizagem e com que ele leve o aluno ao acesso e à busca de informações significativas para o seu crescimento social e intelectual.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

KREILE MANHÃES, E. .; PEREIRA AFONSO JÚNIOR, O. .; GONÇALVES VIEIRA ROCHA, M. . Re-quest english: a prática da língua inglesa aliada às novas tecnologias digitais. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1120. Acesso em: 3 jul. 2024.