Representação social do ensino médio integrado para os alunos do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
Palavras-chave:
Representação social, Ensino Integrado, Instituto FederalResumo
Este projeto vem propor uma análise reflexiva da representação social do ensino médio integrado para os alunos de uma escola técnica federal localizada no município de Itaperuna-RJ. A representação social estuda o sujeito em sociedade, a relação do homem com seu ambiente e os saberes que são produzidos nesse contexto. A proposta é desenvolver uma pesquisa-ação em torno do tema para estudar a hipótese de que o fracasso escolar pode estar associado ao modo como o aluno se relaciona com a escola e com o grupo social. Ao analisar o relacionamento entre os sujeitos e o ambiente escolar é possível perceber a forma como se sentem, aprendem, assimilam, compreendem o mundo e como estão familiarizados com seu cotidiano. Assim, entender como é produzido os saberes sociais no cotidiano dos estudantes traz subsídios para articular melhorias nas práticas educacionais reforçando os aspectos positivos e transformando os negativos, a fim de melhorar os resultados da escola. A ação proposta é a criação de grupos de encontros com os alunos do 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os encontros são organizados pela pesquisadora, que propõe ações para se aproximar da realidade vivida pelos sujeitos (alunos), compreendendo como estes representam/relacionam-se com sua formação, ou seja, o ensino médio profissionalizante. Ao mesmo tempo, espera-se que estas ações possam em dada medida problematizar essas relações e provocar mudanças nestas significações, com vistas a desenvolver sujeitos mais autônomos, isto é, implicados e críticos em relação à sua vivência nesta instituição: para quê, por que e como quero estar na escola? Os encontros ocorrerão durante todo ano letivo 2016 e após esse período será apresentado um feedback para a instituição, a partir do qual pretende-se colaborar para desenvolver um ambiente mais horizontal de interlocução entre os atores que compõem esse cenário (alunos, professores e técnicos administrativos).