Química descomplicada

química experimental com materiais alternativos

Autores

  • Hellen Gonçalves Vieira Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Mariana Andrade Costa Macedo Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Camila Ramos de Oliveira Nunes Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Palavras-chave:

Ensino, Química, Experimentos, Materiais Alternativos

Resumo

A química é uma ciência muito ampla, o que faz com que seus objetos de estudo sejam os mais diversos, pois ela está presente em tudo. Porém, a química é vista como uma das disciplinas mais difíceis do ensino escolar. O ensino de química baseado apenas na teoria não permite um bom aproveitamento do conteúdo, porém, bons resultados são obtidos quando a teoria é associada à prática. As aulas práticas são de grande auxílio para o entendimento do aluno. O uso de experimentos desperta a atenção dos alunos e traz a química de maneira descontraída na sala de aula. O grande desafio das escolas públicas é ter espaço físico e reagentes destinados à execução das aulas práticas. Entretanto, a grande vantagem de experimentos utilizados no ensino de química é que muitos podem ser feitos com reagentes e materiais simples, que encontramos no nosso cotidiano. Esses experimentos podem exemplificar os conteúdos vistos dentro de uma sala de aula, sem precisar de um laboratório e reagentes químicos P.A. (Para Análise). Nesta perspectiva, esse projeto de extensão visa contribuir com o processo ensino/aprendizado atuando como instrumento pedagógico no ensino de química. Esse projeto tem como objetivo levar a escolas públicas de Itaperuna experimentos de químicas, acessíveis e de baixo custo para facilitar o aprendizado dos alunos. Foram selecionadas 5 escolas com turmas de 9º ano do ensino fundamental e 5 escolas com turmas de 1º ano do ensino médio para a execução do projeto. A primeira etapa consistiu em entrar contato com as escolas para apresentação do projeto e, de acordo com o conteúdo trabalhado pelo professor, selecionar experimentos com materiais alternativos que os exemplifiquem. A segunda etapa, que é levar os experimentos selecionados para a sala de aula, está em andamento.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

GONÇALVES VIEIRA, H. .; ANDRADE COSTA MACEDO, M. .; RAMOS DE OLIVEIRA NUNES, C. . Química descomplicada: química experimental com materiais alternativos. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1114. Acesso em: 3 jul. 2024.