Projeto otimização dos recursos públicos
Palavras-chave:
Otimização, Energia Elétrica, Consumo ConscienteResumo
Diante do atual cenário político e econômico no Brasil, precisam-se encontrar meios para otimizar os recursos públicos. Devido à crise econômica, a qual o país vem passando, ocorreram alguns cortes nos orçamentos públicos impactando diretamente os Institutos Federais, portanto faz-se necessária a busca por redução nos desperdícios e aumento da eficiência dos gastos públicos. O projeto tem por objetivo reduzir os gastos com energia elétrica através de uma campanha de conscientização inicialmente dos alunos e servidores dos IFF. Através do controle de temperatura dos ambientes refrigerados em 23°C, baseado na NR-17, da periodicidade da limpeza dos filtros de ar-condicionado, dentre outras medidas, pretende-se atingir uma redução nas contas de energia em 20%. O projeto iniciou-se no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna no dia 02 de maio de 2016 e está sendo divulgado para os demais órgãos públicos do município. Realizou-se um levantamento e tabulação de doze contas de energia, referentes aos meses de abril de 2015 a abril de 2016, com o propósito de montar um gráfico relacionando os meses e seus respectivos valores, tanto em kW quanto em reais, no qual se pretende expor, sensibilizar e alertar toda a comunidade acadêmica, uma vez que são detectados diversos pontos de desperdício. A proposta extensionista do projeto foi iniciada na escola estadual Luiz Ferraz, por intermédio de uma apresentação oral para alunos do ensino fundamental e servidores. Associada à campanha de conscientização, aplicou-se um questionário antes e após a apresentação para análise de conhecimento dos alunos sobre o tema. Instalou-se no IFFluminense campus Itaperuna, em todas as salas climatizadas, uma ficha de controle de limpeza do filtro do ar condicionado. O projeto encontra-se em andamento e através da participação coletiva a meta inicial poderá ser atingida ou até mesmo superada, proporcionando investimentos mais eficientes ao orçamento.