Projeto integrador e a protagonização discente

Autores

  • Rafael Artur De Paiva Gardoni Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Carlos Silva Dambroz Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Filipe Ambrosio Loures Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Carlos Antônio Araújo de Freitas Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Leonardo Oliveira Muniz Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Ensino Teórico-Prático, Interdisciplinaridade, Protagonização

Resumo

O Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFFluminense campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ possui uma metodologia denominada “Projeto Integrador”. Seu objetivo é integrar os conteúdos entre o Ensino Propedêutico e a Formação Técnica Profissional através da interdisciplinaridade e a contextualização, visando à relação entre teoria e prática profissional e a relação de integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A interdisciplinaridade prevê desenvolver o aprendizado como um todo, proporcionando um diálogo entre os componentes curriculares e possibilitando aos discentes um saber crítico-reflexivo, fazendo-o protagonista. Iniciou-se no ano letivo de 2016 na turma do 1º ano, e o método propõe uma “alternância” de aulas teóricas e práticas continuamente. Associou-se a metodologia do “Brainstorm”, em que os alunos definiram o tema “Resíduos Sólidos na Escola”. Em seguida, executaram um diagnóstico tutorado pelos professores, gerando subtemas: Reciclagem de papel, Artesanato com PET, Reciclagem de óleo de cozinha, Descarte de pilhas e baterias, Composteira doméstica, Reaproveitamento de pneu, Produção de mudas e Coleta seletiva. O embasamento teórico das disciplinas subsidiou o desenvolvimento para a prática profissional programada com a execução dos projetos. Ao final, ocorreram apresentações e exposição para comunidade escolar, assim como, uma autoavaliação. Num segundo momento, os discentes trabalharam no aperfeiçoamento, a partir do qual na prática profissional realizaram a identificação/caracterização dos resíduos, com tabulação dos dados e contextualização da problemática na escola. Socializaram este resultado com diversas turmas, debatendo a problemática e discutindo propostas de intervenção. Uma nova autoavaliação ocorreu para que pudessem analisar os resultados da metodologia aplicada. Os resultados demonstraram que os alunos tornaram-se mais ativos em trabalhos coletivos e de liderança, desenvolveram formação de senso crítico e maior identificação com a escola. Notou-se também um maior engajamento dos docentes e com isto se fez necessário uma reorganização das atividades, buscando uma maior integração das disciplinas.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

PAIVA GARDONI, R. A. D. .; SILVA DAMBROZ, C.; AMBROSIO LOURES, F. .; ARAÚJO DE FREITAS, C. A. .; OLIVEIRA MUNIZ, L. . Projeto integrador e a protagonização discente. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1104. Acesso em: 21 dez. 2024.