Projeto integrador e a protagonização discente
Palavras-chave:
Ensino Teórico-Prático, Interdisciplinaridade, ProtagonizaçãoResumo
O Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFFluminense campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ possui uma metodologia denominada “Projeto Integrador”. Seu objetivo é integrar os conteúdos entre o Ensino Propedêutico e a Formação Técnica Profissional através da interdisciplinaridade e a contextualização, visando à relação entre teoria e prática profissional e a relação de integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A interdisciplinaridade prevê desenvolver o aprendizado como um todo, proporcionando um diálogo entre os componentes curriculares e possibilitando aos discentes um saber crítico-reflexivo, fazendo-o protagonista. Iniciou-se no ano letivo de 2016 na turma do 1º ano, e o método propõe uma “alternância” de aulas teóricas e práticas continuamente. Associou-se a metodologia do “Brainstorm”, em que os alunos definiram o tema “Resíduos Sólidos na Escola”. Em seguida, executaram um diagnóstico tutorado pelos professores, gerando subtemas: Reciclagem de papel, Artesanato com PET, Reciclagem de óleo de cozinha, Descarte de pilhas e baterias, Composteira doméstica, Reaproveitamento de pneu, Produção de mudas e Coleta seletiva. O embasamento teórico das disciplinas subsidiou o desenvolvimento para a prática profissional programada com a execução dos projetos. Ao final, ocorreram apresentações e exposição para comunidade escolar, assim como, uma autoavaliação. Num segundo momento, os discentes trabalharam no aperfeiçoamento, a partir do qual na prática profissional realizaram a identificação/caracterização dos resíduos, com tabulação dos dados e contextualização da problemática na escola. Socializaram este resultado com diversas turmas, debatendo a problemática e discutindo propostas de intervenção. Uma nova autoavaliação ocorreu para que pudessem analisar os resultados da metodologia aplicada. Os resultados demonstraram que os alunos tornaram-se mais ativos em trabalhos coletivos e de liderança, desenvolveram formação de senso crítico e maior identificação com a escola. Notou-se também um maior engajamento dos docentes e com isto se fez necessário uma reorganização das atividades, buscando uma maior integração das disciplinas.