"Professor, eu só penso nisso"

a construção de saberes escolares em ciências humanas e suas tecnologias

Autores

  • Eduardo Moreira Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • José Carlos Silvério dos Santos Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Rafael Ferreira Tardin da Silva Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Currículo, Interdisciplinaridade, Relações de Aprendizagem

Resumo

O currículo não é um documento neutro e imparcial na mesma medida em que as práticas de aprendizagem não se resumem a técnicas e procedimentos objetivos que asseguram, “comprovadamente”, eficácia no processo de ensino. Ao se problematizar o currículo, questiona-se a didática. Refletir sobre essa relação amparou a construção de um projeto de ensino articulando as disciplinas Filosofia, História e Sociologia. O alicerce da proposta baseou-se nos princípios de construção da autonomia, exercício da liberdade e solidariedade. Pautar-se por esses princípios demandou reorganizar o currículo, reconstruir as práticas de aprendizagem, deslocar o professor da posição de centro de difusão de conhecimento, flexibilizar tempos e horários pedagógicos e agregar aos objetivos da educação um propósito claro de intervenção na realidade social. A preocupação com a contextualização dos objetos de conhecimento a partir de uma abordagem interdisciplinar contribuiu para romper a fragmentação disciplinar e o isolamento docente, revelando também os desafios interpostos em um fazer educativo genuinamente coletivo. Em relação aos objetos de estudo, investigou-se problemas sociais contemporâneos à luz do processo de formação da modernidade ocidental, tendo como problemática maior as questões da desigualdade, dominação e exclusão (incluindo aí uma reflexão sobre várias antinomias que são constitutivas dos tempos modernos, a saber: indivíduo e sociedade; identidade e diferença; liberdade e dominação; igualdade e desigualdade; trabalho e capital; realidade e representação, etc.) O desenvolvimento do trabalho permitiu a construção de um saber escolar em que os conhecimentos, métodos e conceitos das três ciências de referência foram postos a serviço da construção de conhecimento através da pesquisa. Constatamos, por fim, que a reconstrução do currículo e das estratégias e relações de aprendizagem que o realizam podem contribuir para a superação da lógica da educação bancária, que ainda prevalece dominante na realidade escolar brasileira, e alterar a dinâmica das instituições de ensino.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

MOREIRA, E. .; SILVÉRIO DOS SANTOS, J. C. .; FERREIRA TARDIN DA SILVA, R. . "Professor, eu só penso nisso": a construção de saberes escolares em ciências humanas e suas tecnologias. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1100. Acesso em: 21 dez. 2024.