Proeja e suas dificuldades

estudo em uma escola estadual

Autores

  • Kíssila Da Conceição Ribeiro Instituto Federal Fluminense
  • Ana Carolina Laurindo Paulo Instituto Federal Fluminense
  • Ricardo Luiz Manhães Sampaio Junior Instituto Federal Fluminense
  • Aldo Shimoya Universidade Candido Mendes
  • Rui Manuel Pinto Dantier Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Proeja, Proeja. Escola Estadual. Dificuldades dos alunos

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, proporciona oportunidades para que o aluno possa voltar a estudar, porém as dificuldades são enormes para recuperar esta parcela que foi esquecida antigamente. O objetivo deste trabalho é identificar os pontos negativos de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro relacionados aos alunos do PROEJA. A pesquisa foi feita de forma qualitativa, no período de setembro e outubro de 2015, através de entrevistas com alunos e profissionais de educação, e observação no ambiente escolar, tendo como resultados: estrutura física inadequada; quadros necessitando serem trocados; laboratórios pequenos, insuficientes e desatualizados; só há uma impressora no laboratório de informática e estava sem tinta; biblioteca precária, que tem livros didáticos antigos, desatualizados, em quantidade insuficiente para os cursos técnicos, espaço pequeno para comportar uma turma; falta de equipamentos fundamentais para o aprendizado; o jantar foi cortado (dificultando a permanência desses alunos, pois muitos vêm direto do trabalho); várias coisas são centralizadas pelo estado, como por exemplo, a matriz, o regimento escolar e o conteúdo programático, dificultando o trabalho dos diretores e pedagogos; falta de capacitação e qualificação dos professores, pois nem todos estão preparados para lidar com este perfil de aluno; não há suporte físico e de pessoal para apoiar as pessoas com necessidades educacionais especiais; os alunos têm dificuldades em assimilar os conteúdos e frequentar as aulas (possivelmente pela longa jornada de trabalho, que constantemente gera incompatibilidade de horários, falta de tempo para o estudo e cansaço físico e mental). Conclui-se que não há discussão de estratégias que visem a real integração e o êxito dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, faz-se necessário repensar nas metodologias e na estrutura para incentivar estes alunos e promover a aprendizagem.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

CONCEIÇÃO RIBEIRO, K. D.; LAURINDO PAULO, A. C. .; MANHÃES SAMPAIO JUNIOR, R. L. .; SHIMOYA, A. .; PINTO DANTIER, R. M. . Proeja e suas dificuldades: estudo em uma escola estadual . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1099. Acesso em: 3 jul. 2024.