Produção de informação em língua estrangeira no meio digital
relatando uma prática com o uso do aplicativo QR Code
Palavras-chave:
Ensino de Língua Estrangeira, QR Code, Produção de InformaçãoResumo
É sabido que ferramentas que antes eram usadas para certos fins, hoje estão assumindo novas configurações e, facilmente, possibilitando aos professores novas concepções de suas ações pedagógicas e aulas mais significativas e atrativas. É nesse sentido que se utilizou o aplicativo QR Code nas aulas de língua inglesa, atrelado ao currículo mínimo do primeiro ano do ensino médio noturno em uma escola pública, localizada no município de Itaperuna/RJ. O objetivo desta comunicação, nesse sentido, é relatar tal prática, a qual motivou o processo de leitura e produção de manchetes no idioma estudado, vinculando essas informações ao meio digital. A proposta apresentada aos alunos envolveu pesquisar uma manchete de seu interesse, salvando uma foto desta e enviando para a professora através do grupo da turma no Whatsapp com a fonte e a seção do jornal de onde foi retirada, para a realização de uma exposição de notícias atuais na sala de aula. As manchetes selecionadas foram traduzidas pelos alunos para língua inglesa, com a ajuda do Google tradutor e da professora. Para tanto, fez-se uso da metodologia qualitativa, com revisão de literatura referente a autores que pesquisam sobre o uso de tecnologias digitais na educação e observação participante do grupo de alunos em questão. Como resultado, verificou-se que apresentar o QR Code aos alunos no processo de aprendizagem de inglês, atrelando-o ao assunto estudado, fez com que eles se sentissem motivados a realizar a tarefa proposta, o que lhes proporcionou o conhecimento de notícias atuais, bem como palavras e expressões em inglês, além do uso dos dispositivos utilizados. Portanto, ressalta-se a interação e cooperação entre docente e discentes na construção do conhecimento e da experiência de aprendizagem obtida num processo colaborativo e dinâmico propiciado pelas tecnologias digitais.