Parada Musical

“quem canta seus males espanta!”

Autores

  • Fabiana Castro Carvalho de Barros Instituto Federal Fluminense
  • Letícia Da Silva Fonseca Instituto Federal Fluminense
  • Noemi De Paula Almeida Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Música, Bens Culturais, Formação Cidadã

Resumo

O presente projeto tem como objetivo implementar uma política de produção, formação e disseminação cultural no IFF Campus Itaperuna e na Escola Estadual Santo Antônio por meio de atividades musicais (apresentações culturais, aulas de violão/violino/baixo, oficinas de técnica vocal aplicadas ao canto, saraus, palcos abertos, entre outras). Por meio dele, criamos um ambiente propício para ações culturais ligadas à música tanto para o público interno quanto para o público externo das referidas instituições de ensino. Tal proposta ganha especial valor se se considera a baixa oferta de acesso a bens culturais nos municípios de Itaperuna-RJ e Miraí-MG e a possibilidade de oferecer um contato com o mundo da música de modo democrático e gratuito. Além disso, o projeto se justifica por cumprir um dos objetivos do IFF (IFF, 2011), promovendo ações extensionistas que visem à formação artística e cultural dos educandos, como apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998). Segundo Gifford (1988), a Música assume, de modo especial no ambiente escolar, funções diversas: música como diversão e prazer; música e educação para o lazer; música e transferência do saber; música e integração; música como agente socializante; música como herança cultural; música como auto-expressão ou expressão das emoções; música como linguagem; música como conhecimento; música como educação estética. Portanto, a música é um meio potencializador de fundamental importância numa proposta de ensino que pretenda desenvolver as habilidades supracitadas, contribuindo para a formação integral do estudante, através do estímulo à socialização, além do desenvolvimento da sensibilidade, da autoestima, da solidariedade, do senso crítico e do gosto pelas atividades culturais. Os resultados obtidos até o momento apontam para a participação efetiva dos alunos e para a necessidade de continuidade das ações que impactam diretamente na formação cidadã do corpo discente e da comunidade.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

CASTRO CARVALHO DE BARROS, F. .; SILVA FONSECA, L. D. .; PAULA ALMEIDA, N. D. . Parada Musical: “quem canta seus males espanta!”. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1091. Acesso em: 3 jul. 2024.