O papel do consultor organizacional movido pela ideia da “inovação como estratégia” na mudança de paradigma em planejamento de micro e pequenas empresas na região noroeste fluminense
Palavras-chave:
Micro e Pequena Empresa, InovaçãoResumo
Se a relevância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira é praticamente consenso entre os diferentes estudiosos da matéria, as suas estratégias para a competitividade, no entanto, são objeto de disputa, tanto conceitual e teórica, quanto empírica e no plano das políticas públicas. Dentre as fragilidades encontradas, destacam-se a falta de capacitação empresarial; a resistência à mudança e à inovação; a relutância em profissionalizar a gestão; entre tantas outras. As fontes de fragilidade são de natureza interdisciplinar, envolvendo desafios que atravessam os campos da educação, da tecnologia e da cada vez mais necessária inclusão social. É com essa perspectiva que o presente trabalho relata uma experiência em curso, desenvolvida na perspectiva da pesquisa-ação, através de um projeto de consultoria prestada a três microempresas, cujo objetivo pactuado é o de apoiar os microempresários na elaboração do seu planejamento estratégico e consequente implementação de um plano de ação. Na estratégia dos pesquisadores, a inovação deve ser o leitmotiv da elaboração da estratégia e, portanto, o planejamento deve explicitamente ocupar-se de questões como conhecimento a ser dominado, aprendizagem por toda a empresa e inteligência competitiva. Os resultados são parciais, visto que o experimento ainda está em andamento, mas se pode vislumbrar desde já que trazer a temática da inovação como fio condutor da elaboração de estratégia em ambiente de micro e pequenas empresas, com o suporte de consultor organizacional afinado com essa perspectiva, pode funcionar como um poderoso instrumento de mudança de paradigma que, apesar do cotidiano de recursos escassos característico deste universo empresarial, produz um novo tipo de mobilização cognitiva e comportamental mais aberto para o mundo da competição, ao mesmo tempo que mais atento às exigências de eficiência organizacional.