O número de ouro e a proporção áurea

harmonia e beleza na matemática da vida

Autores

  • Deborah Alves Horta Instituto Federal Fluminense
  • Thiago Fragoso Gonçalves Instituto Federal Fluminense
  • Igor Cardoso de Abreu Instituto Federal Fluminense
  • Bruna Beraldo de Souza Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Número de Ouro, Razão Áurea, Matemática

Resumo

O foco do estudo é o número phi ( ), também conhecido como número de ouro ou número áureo e tem por finalidade mostrar a presença da matemática, especialmente do número de ouro ou da razão áurea, em nossas vidas. Estudiosos e matemáticos afirmam que este “misterioso número”, adotado como símbolo da harmonia e perfeição, está presente em diferentes áreas da vida humana, tais como arquitetura, artes e biologia. Na matemática este número está relacionado a figuras geométricas como triângulos, retângulos, pentágonos e decágonos. É possível, ainda, estabelecer uma relação com a sequência de Fibonacci. Partindo da origem do nome, seguindo com a demonstração de seu desenvolvimento matemático e representação geométrica, chegaremos à constatação de sua aplicação nas diversas áreas da vida humana. Vale destacar que o estudo da presença do número de ouro em nosso cotidiano pode ser muito útil em sala de aula, já que pode ajudar a despertar o interesse dos alunos para a importância e presença da matemática em nossas vidas. A pesquisa mostrou que o número de ouro está presente nas relações de proporção em obras de arte, nas dimensões do corpo de certos peixes e em algumas obras arquitetônicas, por exemplo. Os resultados mostram, ainda, que por volta de 1500, Leonardo da Vinci descobriu que o corpo humano obedece à proporção áurea e decidiu fazer uso do número em suas obras, das quais podemos citar o Homem Vitruviano, a Mona Lisa, e que o número também está presente em obras arquitetônicas como o Taj Mahal e a Capela Notre Dame du Haut, entre outras. Por fim, pode-se perceber, também, que a utilização da natureza e do cotidiano na contextualização do ensino de matemática torna mais fácil sua visualização e compreensão.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

ALVES HORTA, D.; FRAGOSO GONÇALVES, T. .; CARDOSO DE ABREU, I. .; BERALDO DE SOUZA, B. . O número de ouro e a proporção áurea: harmonia e beleza na matemática da vida. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1082. Acesso em: 3 jul. 2024.