O desenvolvimento da leitura e escrita crítica por meio do uso de jornais nas aulas de História

Autores

  • Clara Santos Universidade Federal Fluminense – PUCG
  • Fernanda Fonseca Universidade Federal Fluminense – PUCG
  • Janaína Da Conceição Soares Universidade Federal Fluminense – PUCG
  • Thaís Do Carmo Periard Universidade Federal Fluminense – PUCG

Palavras-chave:

Jornais, Leitura, Escrita

Resumo

A partir de observações feitas em uma turma do segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual, foi possível perceber que os alunos possuíam dificuldades em organizar as informações adquiridas durante as aulas e que achavam a disciplina de história pouco interessante. Sendo assim, surgiram alguns questionamentos: Como aproximar o educando da história? Como fazê-lo acreditar que a disciplina pode ser interessante e que vai além do “decoreba’’? Como facilitar a compreensão deles sobre o assunto estudado? Estas indagações permitiram-nos pensar em métodos diferenciados que pudessem tornar o processo de ensino aprendizagem mais atraente para o educando. Neste sentido, buscamos destacar a importância que jornais antigos tem para a História e como ele pode ser uma ferramenta auxiliar para um melhor entendimento dos conteúdos da disciplina, pois ele é uma fonte primária dos assuntos que estão sendo estudados. Tendo como objetivo final, o projeto propõe que os alunos possam ser apresentados aos jornais antigos e que os mesmos possam produzir um jornal relatando os assuntos que estão estudando. Através desses jornais é possível haver uma comparação de como os fatos eram narrados durante os períodos antigos, além de permitir que exista uma associação dos conteúdos das aulas com as fontes primárias. O uso de jornais nas aulas também pode colaborar para que os alunos aprendam a selecionar fatos, desenvolvam as práticas de leitura e escrita crítica, visto que o domínio destas práticas é fundamental no ensino de história, pois elas são peças imprescindíveis para formação de discentes capazes de estabelecerem ligações, de compreenderem as diversas temporalidades históricas e se relacionarem melhor com estas.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

SANTOS, C. .; FONSECA, F. .; CONCEIÇÃO SOARES, J. D. .; CARMO PERIARD, T. D. . O desenvolvimento da leitura e escrita crítica por meio do uso de jornais nas aulas de História. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1075. Acesso em: 3 jul. 2024.