Ferramentas tecnológicas na educação

transformando professores em protagonistas

Autores

  • Talita da Silva Ernesto UENF/ISECENSA/CENSA/SEEDUC
  • Milena Ferreira Hygino Nunes UENF/ISECENSA/CENSA/SEEDUC
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas, Tecnologia na educação, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência com 36 alunos do curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia do Isecensa, em um módulo sobre Tecnologias na Educação. A proposta de trabalho feita aos alunos foi a aplicação prática de uma tecnologia digital como ferramenta pedagógica, com algum(ns) sujeito(s), feita individualmente por cada aluno, e o relato dessa experiência para a turma, apresentando o objetivo da aplicação, o público trabalhado, a tecnologia utilizada e os resultados obtidos (aspectos positivos e negativos), além da participação de cada aluno na análise coletiva de cada experiência relatada. Com base em autores que defendem a aprendizagem autônoma, construída coletivamente, e em pesquisadores que pensam o uso das tecnologias na educação, os alunos educadores, ao final, conseguiram ser protagonistas de práticas inovadoras em sua atuação profissional, preocupando-se com o público alvo a que se dirigiram (a maioria de escola pública e de escola privada de pequeno porte) e com a superação das dificuldades de seu contexto (como a falta/precariedade de recursos técnicos, como computador, internet) e pessoais (como limitações para lidar com as ferramentas tecnológicas), indo além da simples aplicação de uma tecnologia em sala de aula. A troca de experiências mostrou que houve progresso no desenvolvimento do trabalho dos educadores na escola em que atuam, além de ter facilitado a aprendizagem dos seus alunos, nativos digitais, por meio dos recursos tecnológicos disponíveis. Os alunos-professores puderam transcender aos conceitos teóricos apresentados, transformando todas as informações em conhecimentos significativos, preparando-se para a ação. O domínio de certas teorias sobre as tecnologias digitais e a clareza sobre a necessidade de buscar cada vez mais, por meio da pesquisa, inspirouos a um novo fazer pedagógico de forma sublime, oportunizando a cada alunoprofessor lançar mão de todas as suas experiências diárias, mesclá-las com tudo que apreendeu e inovar.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

SILVA ERNESTO, T. da .; FERREIRA HYGINO NUNES, M. .; MEDEIROS DE SOUZA, C. H. . Ferramentas tecnológicas na educação: transformando professores em protagonistas. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1073. Acesso em: 21 dez. 2024.