O Complemento Flubaroo, uma tecnologia no ensino da matemática

Autores

  • Dircilene Val Ferreira Tostes Universidade Federal Fluminense - UFF/Infes
  • Joyce Vieira Fettermann Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Dolores Manhães Alvares de Oliveira Centro Universitário São José
  • Geucineia De Souza Pencinato Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

Tecnologia, Construção do Conhecimento, Flubaroo

Resumo

Tecnologia e dispositivos móveis. Vivencia-se diariamente, uma grande ascensão dos meios tecnológicos, utilização das redes sociais, busca constante por novas informações. Para mostrar a potencialidade desses meios a favor da educação buscando uma aprendizagem ampla, com aulas significativas e atraentes, os professores devem pensar sob novas perspectivas, utilizando a tecnologia como ferramenta pedagógica. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência aplicada nas aulas de Matemática do Ensino Médio em uma escola pública em Itaperuna/RJ, que motivou o processo de avaliação e execução de atividades, fazendo uso de formulários criados no Google Drive e do Complemento Flubaroo, utilizado para fazer a correção e análise de resultados das atividades e avaliações, facilitando o trabalho docente e, tornando as atividades em sala de aula, trabalhos, testes e provas mais atrativas por parte dos discentes. Coube ao professor, organizar ou selecionar as questões, de acordo com os conteúdos trabalhados, para a atividade ou avaliação, criar o Formulário Google e digitá-las, marcar o item: ordenar as opções aleatoriamente, caso tenha o interesse de que as questões se apresentem de forma diferente para os alunos e, depois, instalar o complemento para a correção, finalizando assim a organização da atividade ou avaliação a ser proposta. Em seguida, copia-se o link da atividade formulada. O professor escolhe como aplicá-la, também se prefere que os alunos a realizem durante as aulas ou não. Pode ser enviado o link para o e-mail dos alunos, para o e-mail ou grupo de WhatsApp da turma. Uma das opções preferidas pelos alunos é responder às questões pelo celular, na sala de aula. Eles avaliaram a atividade como interessante e motivadora, pois experienciaram a tecnologia como aliada à educação. Facilitou o trabalho do professor, com a correção automática e os resultados apresentados em planilhas e gráficos.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

VAL FERREIRA TOSTES, D. .; VIEIRA FETTERMANN, J. .; MANHÃES ALVARES DE OLIVEIRA, D. .; SOUZA PENCINATO, G. D. . O Complemento Flubaroo, uma tecnologia no ensino da matemática. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1070. Acesso em: 3 jul. 2024.