Estudo da educação a distância

motivação e dificuldades

Autores

  • Ana Carolina Laurindo Paulo Instituto Federal Fluminense
  • Kíssila da Conceição Ribeiro Instituto Federal Fluminense
  • Aldo Shimoya Universidade Candido Mendes
  • Guilherme Melo Miranda Instituto Federal Fluminense
  • Ricardo Luiz Manhães Sampaio Junior Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Modalidade de ensino, Ambiente virtual de aprendizagem, Motivos de escolha

Resumo

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação, mediada por tecnologias da informação e comunicação, em que professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. Esta forma de ensino proporciona o acesso à instrução e/ou preparo profissional a moradores de lugares remotos ou a indivíduos que não possuem disponibilidade de tempo para frequentar aulas nos horários estabelecidos por instituições na modalidade presencial. Há cursos, seja de extensão, técnicos, superiores ou de pós-graduação, que estão indisponíveis na modalidade presencial em determinadas cidades. O objetivo deste trabalho é averiguar quais os motivos para os indivíduos optarem pela modalidade de ensino EAD em detrimento da modalidade presencial e quais as dificuldades encontradas por eles ao escolherem essa modalidade de ensino. Os resultados verificados em relação a motivação foram: flexibilidade de horário e local de estudo, maior quantidade e diversidade de cursos ofertados nessa modalidade, preços mais acessíveis em relação aos cursos presenciais e indisponibilidade de tempo ou de recursos para se deslocar para outras regiões, nas quais há a oferta presencial. Em relação às dificuldades foram relatadas a obtenção de disciplina em relação ao acesso ao material de estudo e atenção com os prazos de entrega dos trabalhos, adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem e baixa interação com professores e colegas. Uma barreira verificada pelos respondentes à inclusão de amigos e familiares que têm interesse em algum curso na modalidade de ensino EAD é a falta de conhecimentos básicos em informática e/ou acesso a computadores e internet. Para atrair candidatos e auxiliar os estudantes, uma das estratégias adotadas pelas instituições de ensino superior que ofertam cursos na modalidade EAD é a implantação de polos de apoio presencial, que disponibilizam tutores, bibliotecas, laboratórios de informática, dentre outros.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

LAURINDO PAULO, A. C. .; CONCEIÇÃO RIBEIRO, K. da .; SHIMOYA, A. .; MELO MIRANDA, G. .; MANHÃES SAMPAIO JUNIOR, R. L. . Estudo da educação a distância: motivação e dificuldades. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1060. Acesso em: 3 jul. 2024.