Escrita acadêmica na licenciatura em Pedagogia da UENF a aquisição do letramento acadêmico
Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Formação docente, EscritaResumo
Recentes estudos (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) mostram que os estudantes que ingressam nas universidades apresentam dificuldades na produção de gêneros acadêmicos (podemos citar na modalidade escrita: o resumo, o projeto, a resenha, entre outros), com os quais não estão familiarizados em suas práticas de escrita em outros contextos, sendo, assim, muitas vezes mal avaliados por seus professores. Porém, é imprescindível ressaltar que esses alunos são pessoas letradas e, portanto, trazem para a esfera universitária concepções de leitura e escrita estabelecidas ao longo de suas vidas, ainda que essas concepções nem sempre sejam suficientes para que eles se engajem rapidamente nas práticas letradas do domínio acadêmico. Sendo assim, e diante da relevância de formar professores-pesquisadores, investigaremos quais os subsídios dados ao discentes ao longo do curso para o desenvolvimento da escrita acadêmica, buscando compreender como se dá a construção do sujeito letrado na aquisição do letramento acadêmico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Basearam teoricamente esse trabalho, além dos autores já citados, Soares (2009), Freire (1996; 2001), Kleiman (1995), entre outros. Serão realizadas entrevistas e análises de textos produzidos em sala, a fim de fazer um diagnóstico do desenvolvimento da escrita acadêmica desses alunos. A pesquisa está ainda em fase inicial, porém, buscamos mostrar que o professor que se quer formar é aquele capaz de atuar em uma sociedade constituída por muitos letramentos, e, mais do que isso, um professor que transforme suas práticas de letramento e assim também seja transformado em sua constituição letrada.