Entre o berimbau e o caderno, a capoeira
Palavras-chave:
Capoeira, Cidadania, EscolaResumo
A capoeira é uma luta desenvolvida pelos escravos africanos e seus descendentes com o objetivo de se defender e brincar. Nas rodas de capoeira, apesar do jogo duro, davam-se também risadas e faziam-se amigos. Na época da escravidão a prática da capoeira foi perseguida a ferro e fogo, ficando proibida a sua prática até as primeiras décadas do século XX. Apesar desse período de repressão, hoje em dia a capoeira vem adquirindo seu espaço na sociedade mostrando seu valor cultural. A capoeira hoje em dia vem ganhando espaço, sobretudo, no processo de inclusão social. Sua prática facilita o diálogo entre seus participantes, sendo a figura do mestre um grande agregador além mentor espiritual e moral. Desse modo, a capoeira tem se apresentado como grande ferramenta dentro do espaço escolar, tornando a escola mais humana e sensível às questões raciais presentes na sociedade brasileira. Nesse contexto, o grupo Caminhos da Capoeira em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IF Fluminense campus Itaperuna vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância para o desenvolvimento e autorreconhecimento cultural de toda a comunidade escolar. O trabalho consiste na oferta de aulas de capoeira uma vez por semana, aberta e gratuita, em que é possível ao praticante conhecer melhor o próprio corpo e ao mesmo tempo compreender as dinâmicas sociais coletivas. O objetivo desta proposta de apresentação é mostrar o trabalho que vem sendo realizado no IF Fluminense – campus Itaperuna com a comunidade escolar a partir da prática da capoeira. Pretende-se demonstrar como esta, além da complexidade dos movimentos corporais, tem se apresentado como uma oportunidade de contato com a literatura oral presente nas canções. Assim, pretende-se demonstrar de que modo a capoeira possui em seu contorno a valorização de práticas sociais coletivas fundamentadas na construção e consolidação da cidadania.