Ensino de história

uma perspectiva acerca da utilização das novas tecnologias em sala de aula

Autores

  • Paulo Jonas dos Santos Júnior Faculdade Unida de Vitória - FUV
  • Renata Souza Poubel de Paula Universidade Candido Mendes
  • Fábio Barbosa Batista Universidade Candido Mendes

Palavras-chave:

História, Educação, Tecnologia

Resumo

Um dos principais desafios para os educadores em nossos dias é lidar com as tecnologias. A Universidade Estadual de Campinas realizou um estudo com 253 docentes de escolas estaduais paulistas e constatou que 85% não conseguem utilizar o computador como uma ferramenta pedagógica. Essa pesquisa chama a atenção, pois a geração dos jovens e adolescentes de nossa época está intimamente ligada com as tecnologias modernas. Quando tratamos das disciplinas das ciências humanas e suas áreas afins, o uso das tecnologias pode trazer ao ensino do conteúdo uma nova perspectiva, levando o educando a desbravar um ambiente com uma grande riqueza de detalhes que seria muito difícil de alcançar com as tradicionais formas de ensino. Quando a disciplina é a História, a dificuldade de se alcançar todos os detalhes é ainda maior, pois seus conteúdos englobam locais e datas muito distantes da realidade dos alunos. Essa disciplina é de grande importância para a formação sociocultural do educando, uma vez que ela carrega consigo diversos conhecimentos que, se bem assimilados, contribuirão para construir um ser humano capaz de lidar melhor com os desafios do cotidiano. Assim, é importante a utilização do uso das novas tecnologias em sala de aula, pois essas podem aproximar os alunos da realidade da época do assunto em debate. Dessa maneira, torna-se importante que o professor se aproprie de habilidades tecnológicas que possibilite trazer para o estudo em sala, equipamentos que contribuam com uma aula mais dinâmica e que atinja os objetivos da disciplina.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, P. J. dos .; SOUZA POUBEL DE PAULA, R. .; BARBOSA BATISTA, F. . Ensino de história: uma perspectiva acerca da utilização das novas tecnologias em sala de aula. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1054. Acesso em: 3 jul. 2024.