Ensino das reações químicas através da metodologia do estudo de caso
Palavras-chave:
Albetização científica, Estudo de caso, Reações, Educação ambientalResumo
As aulas de química têm se caracterizado por um ensino pautado na transmissão de fórmulas e nomes, gerando desinteresse por parte dos alunos e problemas com a aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didático-pedagógica, desenvolvida no âmbito da Licenciatura em Química, a qual propõe a utilização da metodologia Estudo de Caso no ensino das reações químicas. Esta metodologia se pauta na aprendizagem baseada em problemas e tem como principal característica o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Para utilizar esta metodologia o professor precisa conhecer as etapas para sua elaboração e quais as características de um bom caso. O caso utilizado nesta proposta é uma narrativa sobre o fenômeno da chuva ácida que causou a corrosão de uma estátua localizada na Catedral de Notre Dame. Ao final da narrativa o aluno deverá explicar as reações químicas envolvidas na formação desta chuva, na corrosão da estátua e como evitar tal fenômeno, que é provocado pela poluição ambiental. A sequência didática elaborada propõe inicialmente a leitura do caso e a resolução do problema por parte dos alunos, apenas com seus conhecimentos prévios; logo após o professor expõe os conteúdos sobre reações químicas e deve fazer uso de recursos didáticos que motivem os alunos e favoreçam sua aprendizagem. Por fim, os alunos devem resolver novamente o problema apresentado no caso, mas agora partindo dos conteúdos anteriormente explicados. As licenciandas que elaboraram a proposta demonstraram interesse em utilizar a metodologia em sua futura prática docente, visto que esta não necessita de recursos elaborados e dispendiosos e certamente promove a participação dos alunos, o desenvolvimento da capacidade de argumentação, levando os mesmos a tomarem uma decisão e resolverem um problema. Isto vem ao encontro da formação para a cidadania, a qual é recomendada pelos PCN.