Ensino das reações químicas através da metodologia do estudo de caso

Autores

  • Fernanda Soares Pinto de Souza Instituto Federal Fluminense
  • Tamires Ribeiro dos Santos Instituto Federal Fluminense
  • Valéria de Sousa Marcelino Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Albetização científica, Estudo de caso, Reações, Educação ambiental

Resumo

As aulas de química têm se caracterizado por um ensino pautado na transmissão de fórmulas e nomes, gerando desinteresse por parte dos alunos e problemas com a aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didático-pedagógica, desenvolvida no âmbito da Licenciatura em Química, a qual propõe a utilização da metodologia Estudo de Caso no ensino das reações químicas. Esta metodologia se pauta na aprendizagem baseada em problemas e tem como principal característica o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Para utilizar esta metodologia o professor precisa conhecer as etapas para sua elaboração e quais as características de um bom caso. O caso utilizado nesta proposta é uma narrativa sobre o fenômeno da chuva ácida que causou a corrosão de uma estátua localizada na Catedral de Notre Dame. Ao final da narrativa o aluno deverá explicar as reações químicas envolvidas na formação desta chuva, na corrosão da estátua e como evitar tal fenômeno, que é provocado pela poluição ambiental. A sequência didática elaborada propõe inicialmente a leitura do caso e a resolução do problema por parte dos alunos, apenas com seus conhecimentos prévios; logo após o professor expõe os conteúdos sobre reações químicas e deve fazer uso de recursos didáticos que motivem os alunos e favoreçam sua aprendizagem. Por fim, os alunos devem resolver novamente o problema apresentado no caso, mas agora partindo dos conteúdos anteriormente explicados. As licenciandas que elaboraram a proposta demonstraram interesse em utilizar a metodologia em sua futura prática docente, visto que esta não necessita de recursos elaborados e dispendiosos e certamente promove a participação dos alunos, o desenvolvimento da capacidade de argumentação, levando os mesmos a tomarem uma decisão e resolverem um problema. Isto vem ao encontro da formação para a cidadania, a qual é recomendada pelos PCN.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

SOARES PINTO DE SOUZA, F. .; RIBEIRO DOS SANTOS, T. .; SOUSA MARCELINO, V. de . Ensino das reações químicas através da metodologia do estudo de caso. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1050. Acesso em: 3 jul. 2024.