Diversidade na escola na perspectiva dos direitos humanos

reconhecimento, respeito e os alcances do direito de ser

Autores

  • Shirlena Campos de Souza Amaral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Gabriela do Rosario Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Fernanda Zanon Silva Araújo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Anna Caroline dos Santos Tomaz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Mayerlin Sanchez Valencia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Direitos humanos, Diferenças, Escola

Resumo

A proposta aqui em destaque é referente a um estudo em desenvolvimento e continuidade no Projeto de Extensão Universitária “Direitos Humanos, Reconhecimento e Respeito às Diferenças na Escola: o Direito de Ser”, que tem como enfoque oportunizar aos profissionais que atuam na área acadêmica do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos, um (re)pensar coletivo das práticas pedagógicas e culturais desenvolvida pela escola, buscando problematizá-las no âmbito dos Direitos Humanos, a saber: direito à educação, à diversidade de cor/raça e sexualidade, a não discriminação, bem como a proteção de minorias, que consistem os grupos em estado de vulnerabilidade social, que também compõem o cotidiano escolar. Adotando como metodologia a pesquisa participativa, estão sendo aplicados questionários semiestruturados aos educadores da instituição e as informações coletadas serão aprofundadas por meio de entrevistas semiestruturadas com os mesmos. Os dados coletados serão compilados e apresentados aos educadores em um de seminário, com a finalidade de ressaltar a importância de a temática ser discutida e trabalhada pela comunidade escolar. Após a aplicação dos questionários com os profissionais acadêmicos, serão realizadas duas oficinas com os estudantes do Ensino Médio da escola, intituladas: Direitos Humanos e Sexualidade; e Educação não tem cor: o racismo na escola. Em virtude da pesquisa se encontrar em desenvolvimento, ainda não há resultados em caráter conclusivo, não obstante, são esperados como resultados a reflexão mais aprofundada dos educandos e das intempéries sociais alocadas no contexto escolar como um todo e a elaboração de um conhecimento teórico-prático voltado às demandas desses segmentos a partir de suas inserções sociais, da análise de sua própria realidade, favorecendo a renovação e a ampliação de debates e análises relativos às temáticas dos Direitos Humanos, além da interação dialógica com setores da sociedade por meio de parcerias internas e externas à Universidade.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

CAMPOS DE SOUZA AMARAL, . S. .; ROSARIO SILVA, G. do .; ZANON SILVA ARAÚJO, F. .; SANTOS TOMAZ, A. C. dos .; SANCHEZ VALENCIA, M. . Diversidade na escola na perspectiva dos direitos humanos: reconhecimento, respeito e os alcances do direito de ser. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1044. Acesso em: 21 dez. 2024.