Diversidade na escola na perspectiva dos direitos humanos
reconhecimento, respeito e os alcances do direito de ser
Palavras-chave:
Direitos humanos, Diferenças, EscolaResumo
A proposta aqui em destaque é referente a um estudo em desenvolvimento e continuidade no Projeto de Extensão Universitária “Direitos Humanos, Reconhecimento e Respeito às Diferenças na Escola: o Direito de Ser”, que tem como enfoque oportunizar aos profissionais que atuam na área acadêmica do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos, um (re)pensar coletivo das práticas pedagógicas e culturais desenvolvida pela escola, buscando problematizá-las no âmbito dos Direitos Humanos, a saber: direito à educação, à diversidade de cor/raça e sexualidade, a não discriminação, bem como a proteção de minorias, que consistem os grupos em estado de vulnerabilidade social, que também compõem o cotidiano escolar. Adotando como metodologia a pesquisa participativa, estão sendo aplicados questionários semiestruturados aos educadores da instituição e as informações coletadas serão aprofundadas por meio de entrevistas semiestruturadas com os mesmos. Os dados coletados serão compilados e apresentados aos educadores em um de seminário, com a finalidade de ressaltar a importância de a temática ser discutida e trabalhada pela comunidade escolar. Após a aplicação dos questionários com os profissionais acadêmicos, serão realizadas duas oficinas com os estudantes do Ensino Médio da escola, intituladas: Direitos Humanos e Sexualidade; e Educação não tem cor: o racismo na escola. Em virtude da pesquisa se encontrar em desenvolvimento, ainda não há resultados em caráter conclusivo, não obstante, são esperados como resultados a reflexão mais aprofundada dos educandos e das intempéries sociais alocadas no contexto escolar como um todo e a elaboração de um conhecimento teórico-prático voltado às demandas desses segmentos a partir de suas inserções sociais, da análise de sua própria realidade, favorecendo a renovação e a ampliação de debates e análises relativos às temáticas dos Direitos Humanos, além da interação dialógica com setores da sociedade por meio de parcerias internas e externas à Universidade.