Diálogos sobre a diversidade cultural brasileira
o projeto de elaboração da II Mostra Indígena do Brasil
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Diversidade, Inter-relacionamento de saberesResumo
O fazer educativo deve ser construído sobre uma relação de profundo diálogo, compromisso com o debate e abertura para novos olhares e fazeres na incessante busca pela promoção de sujeitos ativos, conscientes de seu papel transformador e da construção de uma sociedade mais justa e solidária com respeito e valorização de nossa diversidade sociocultural. A partir desta convicção, os docentes das disciplinas de Sociologia, História e Artes desenvolveram um Projeto Interdisciplinar nas turmas dos 2º ano dos cursos integrados do Campus Bom Jesus do Itabapoana, que teve por objetivo relacionar conceitualmente estes componentes disciplinares, articulados num eixo gerador, com pesquisas de campo realizadas pelos estudantes, culminando na produção de uma Mostra envolvendo toda a escola. O eixo gerador foi definido como "Povos Indígenas do Brasil: Permanências e Diversidades". Após a definição do eixo, dividimos nossos tempos em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas consistiram em discussões de conteúdo articuladas. Nos tempos práticos, os estudantes das diferentes turmas foram separados em grupos e responsáveis pela pesquisa de uma etnia indígena brasileira, somando 30 grupos étnicos, contemplando todas regiões brasileiras. O roteiro de pesquisa conteve uma diversidade de aspectos tais como: Nomes e Línguas; Histórico do contato; Localização; Organização Social e Política; Religiosidade; Formas de Lutas/Resistência. A culminância do projeto constou na realização da "II Mostra dos Povos Indígenas do Brasil", ocorrida no dia 10 de maio. O evento contou com palestras, danças e jogos inspirados na cultura indígena, oficinas e, como ponto central, a apresentação dos trabalhos de pesquisa. Contou com a participação direta de 21 servidores e envolvimento de todas as turmas. O alto nível dos trabalhos apresentados e a motivação explicitada demonstraram como o inter-relacionamento de diferentes saberes associados a tempos de produção teórico-práticos produz um clima educacional promotor de sentidos e ganhos partilhados na relação ensinoaprendizagem.