Desenvolvimento de um jogo didático por meio de uma experiência interdisciplinar no ensino superior

Autores

  • Carlos Vinícius Medeiros de Oliveira Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Igor de Oliveira Lima Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Matheus Alberto da Cruz de Souza Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Michelle Maria Freitas Neto Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Bruna Paula da Cruz Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Palavras-chave:

Jogo didático, Interdisciplinaridade, Ensino Superior

Resumo

A interdisciplinaridade prevê a integração de diversos componentes curriculares, contextualizando saberes com objetivos comuns. No Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna busca-se, por meio desse conceito, integrar ensino, pesquisa e extensão na prática pedagógica. Assim, na disciplina de Administração de Banco de Dados do curso superior de Sistemas de Informação foi desenvolvido um jogo didático para a área de botânica com o intuito de solucionar um problema de um projeto de extensão do campus. No desenvolvimento do jogo foi necessário aplicar conteúdos de diversas disciplinas. A disciplina de Engenharia de Software foi utilizada para coletar os requisitos com o cliente e registrar as regras de negócio, assim como projetar o banco de dados. Os conhecimentos relativos à programação também foram explorados, já que o objetivo final da prática era integrar o banco de dados a um sistema que pudesse ser utilizado pela instituição. Ao longo das aulas todo o conteúdo da disciplina ministrada foi explorado de forma aplicada ao problema proposto. As responsabilidades foram distribuídas entre os alunos de forma a valorizar seus perfis. Com isso, habilidades como trabalhar em equipe, ter visão de mercado, lidar com prazos e expectativas dos clientes foram aprimoradas. Os educandos puderam compartilhar seus saberes, discutir e propor soluções para problemas reais, assim como agir de forma protagonista na sala de aula. Como resultado foi obtido um jogo interativo, com interface adaptada ao público-alvo do projeto de extensão e que também poderá ser utilizado pelos demais docentes do campus e até de outras instituições de ensino.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

MEDEIROS DE OLIVEIRA, C. V. .; OLIVEIRA LIMA, I. de .; CRUZ DE SOUZA, M. A. da .; FREITAS NETO, M. M. .; CRUZ, B. P. da . Desenvolvimento de um jogo didático por meio de uma experiência interdisciplinar no ensino superior . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1039. Acesso em: 21 dez. 2024.