Cyberbullying e suas consequências na vida escolar dos alunos do campus Bom Jesus

Autores

  • Saionara Rosa da Cruz Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Viviane Oliveira Lopes de Souza Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus Do Itabapoana
  • Renaisy Sousa da Silva Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus Do Itabapoana
  • Guilia Santana de Souza Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus Do Itabapoana

Palavras-chave:

Cyberbullying, Internet, Bullying, Trauma psicológico

Resumo

O projeto visa averiguar a prática do Cyberbullying e as consequências que isso tem causado aos alunos do campus Bom Jesus, o mesmo será realizado nos segundos e terceiros anos dos cursos técnicos integrados, no período de 2016, entre os meses de maio a dezembro. O campus Bom Jesus já possui um histórico de prática do Bullying, principalmente, quanto à heterogeneidade de classes sociais existentes. Por ser uma instituição pública e com um público muito variado, observamos que a situação tem se agravado, levando a casos de Cyberbullying. Este é como o Bullying, só que é virtualmente realizado, é uma atividade que vem crescendo muito no século XXI, devido ao desenvolvimento tecnológico, o qual proporciona acesso entre as pessoas nas 24 horas do dia, possibilitando que as agressões se estendam também pela internet. O Cyberbullying, é realizado basicamente por redes sociais, como: blogs, twitter, facebook, Tumblr, entre outras. A maior indagação do projeto é: “analisar o índice da prática de Cyberbullying no campus e quais intervenções podem ser colocadas em prática”. Para realização do projeto realizaremos uma pesquisa exploratória e aplicada, utilizando questionário misto com perguntas abertas e fechadas para alunos. Será possível identificar, por meio das respostas ao questionário elaborado, a constatação do índice de alunos dos Cursos Técnicos Integrados com Ensino Médio que já sofreram Cyberbullying. Verificaremos quais são as medidas que o campus tem tomado para tentar minimizar qualquer prática de Cyberbullying e estimular os alunos a denunciar tal prática; interferir nos grupos onde se constata o Cyberbullying; trabalhar junto aos pais dos alunos afetados; informar os alunos sobre o problema e estimular a participação dos mesmos para tentar amenizar a situação.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

CRUZ, S. R. da .; OLIVEIRA LOPES DE SOUZA, V. .; SOUSA DA SILVA, R. .; SANTANA DE SOUZA, G. . Cyberbullying e suas consequências na vida escolar dos alunos do campus Bom Jesus . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1035. Acesso em: 21 dez. 2024.