Metacognição em leitura
favorecendo uma aprendizagem autorregulada
Palavras-chave:
Metacognição, Leitura, Aprendizagem AutorreguladaResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da metacognição no desenvolvimento de competências/habilidades relacionadas à leitura. Busca-se, por meio da divulgação de estratégias que mobilizem aspectos favoráveis a uma autorregulação da aprendizagem, estimular no aluno a capacidade de compreender e monitorar os processos subjacentes ao ato de ler. Surgido na década de 1970 a partir dos trabalhos de John H. Flavell, o conceito de metacognição constitui uma categoria da Psicologia Cognitiva, referindo-se, em sentido lato, ao conhecimento do próprio conhecimento, à avaliação, à regulação e à organização dos próprios processos cognitivos. Dessa maneira, explorar estratégias que desenvolvam o processo metacognitivo em leitura e escrita desempenha um papel fundamental na aprendizagem, uma vez que contribui para conscientizar o sujeito acerca de quais são as variáveis que interferem na execução de determinadas tarefas, potencializando seu desempenho tanto na esfera da comunicação/ compreensão quanto no âmbito da resolução de problemas. A fim de sistematizar estratégias que permitam monitorar aspectos metacongitivos favoráveis à prática de leitura, serão consultados estudos que discutem sua relevância para o aprendizado, em especial os trabalhos de Frank Smith, Angela Kleiman e Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly. Espera-se que a difusão de tais estratégias promova melhorias no desempenho dos alunos em relação às competências/habilidades exploradas não só na área das linguagens, mas nos demais campos do saber.