Letras e músicas
o ensino de sintaxe, sob um viés pragmático, a partir de músicas contemporâneas
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Sintaxe, EnsinoResumo
A exposição normativa do estudo de morfossintaxe proposto pela gramática tradicional, abordada na educação básica, constitui-se como um desafio para os educadores nas séries finais do segundo segmento do Ensino Fundamental. O presente trabalho propõe uma forma atrativa que gere uma aprendizagem significativa e não apenas reprodutiva, por meio da utilização de músicas contemporâneas na sala de aula. Com base em Ausubel, que defende a valorização do conhecimento prévio do aluno, utiliza-se do capital cultural dos educandos, a fim de despertar seu interesse e tornar um conteúdo, por ora, tão formativo, em algo mais pragmático, para a explicação das noções básicas e aprofundamento, primeiramente, da morfossintaxe e, posteriormente, da sintaxe. Com objetivos previamente pensados, seguindo o planejamento anual e consultando as considerações dos professores Bechara e Inez Sautchuk, prepararam-se as aulas utilizando o material didático, seus exercícios e a fixação com exemplos encontrados em músicas de variados gêneros e do cotidiano dos alunos, aproveitando para inserir, em seu acervo cultural, compositores e intérpretes, talvez, deles desconhecidos. Em um segundo momento, para valorizar ainda mais a proposta, foi solicitado que os alunos fizessem o mesmo trabalho: divididos por temas, identificaram em músicas exemplos que se encaixaram nas regras gramaticais apresentadas em sala. O método pensado como uma forma atrativa de aprendizagem não objetivou apenas a transmissão do conteúdo, que geralmente causa uma rejeição por parte dos alunos, mas também a diversificação do conhecimento musical dos educandos e o estímulo provocativo para valorização dos gêneros, despertando o interesse pela pesquisa e aprimorando a cognição. A utilização dos multimeios didáticos, como computadores, caixa de som, projetores e smartphones, é fundamental para a aplicação do projeto, inserindo dispositivos tecnológicos no cotidiano escolar.