Influência das trincas nos ensaios de tração do alumínio ASTM 7050
Palavras-chave:
Alumínio, Ensaio de Tração, Trincas, Propriedades, ResistênciaResumo
O alumínio apresenta uma tendência promissora na indústria automotiva e aeronáutica, considerando as vantagens da utilização desse metal. como a sua leveza e alta resistência à corrosão. O alumínio apresenta elevada resistência à corrosão atmosférica devido à formação espontânea de um filme de óxidos que protege a superfície do material. Possui grande aplicabilidade nas indústrias automobilísticas e aeronáuticas por apresentar valores de resistência à corrosão e a tração bem elevados. Na indústria automobilística, os componentes de alumínio representam, em média, 8,6% do peso total dos veículos e na indústria aeronáutica cerca de 70% da estrutura dos aviões é composta de alumínio. Esse tipo de alumínio consiste em uma liga que apresenta o Zinco como principal elemento ligante podendo apresentar outros elementos em pequenas proporções, portanto não é utilizado puro, devido à redução de sua resistência mecânica a altas temperaturas. Sua grande abundância na terra o tornou um grande competidor em aplicações na engenharia, proporcionando o crescimento de sua produção pelas demandas de características de materiais utilizados na indústria. O alumínio ASTM 7050 consiste em uma liga que apresenta o Zinco como principal elemento ligante, podendo apresentar outros elementos em pequenas proporções. O presente trabalho, através do ensaio de tração, tem a finalidade de obter e comparar os resultados dos ensaios de diferentes corpos de provas nos quais foram simuladas trincas em seu comprimento e diâmetro útil, a fim de observar que os defeitos em materiais, que sofrem grande solicitação mecânica e consequentemente o surgimento e a propagação dessas trincas, podem ser prejudiciais, comprometendo suas propriedades e sua resistência.