Currículo básico de ensino religioso e de outras disciplinas
Palavras-chave:
Ensino religioso, Educação, Currículo básicoResumo
Este estudo busca uma reflexão sobre o Currículo Básico de Ensino Religioso seguido pelas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro na oferta da disciplina Ensino Religioso (ER). Analisando-o a partir dos Currículos Básicos de outras disciplinas. Esses documentos foram elaborados com o objetivo de nortear o desenvolvimento das práticas pedagógicas e educacionais, atender aos docentes de forma interdisciplinar e contextualizada, de acordo com as propostas de inclusão, respeito à diversidade, utilização das novas mídias, entre outras. O estudo tem como objetivo conhecer as propostas trazidas pelo Currículo Básico do Estado do Rio de Janeiro, observar a implantação desse norteador nas escolas públicas estaduais e entender as possibilidades de interdisciplinaridade do Ensino Religioso com outros componentes curriculares. Inicialmente traça o desenho da oferta da disciplina ER no Estado do Rio de Janeiro, de forma a entender como o Ensino Religioso está inserido na matriz curricular, como se dá a matrícula dos alunos e as exigências requeridas aos docentes. A partir daí, promove uma reflexão a respeito das habilidades e competências da disciplina Ensino Religioso, segundo o Currículo Básico. Observa as possibilidades de interdisciplinaridade da disciplina Ensino Religioso com outros componentes curriculares, de acordo com as propostas trazidas pelo Currículo Básico do Estado do Rio de Janeiro para o ensino das demais disciplinas. Por fim, traça considerações sobre a interdisciplinaridade presente nos conteúdos desses documentos e discute que a possibilidade de trabalho interdisciplinar entre a disciplina ER e outras áreas do conhecimento; é um elemento facilitador, pois alguns conteúdos trabalhados pelo professor de Ensino Religioso também são trabalhados por professores de outras disciplinas que possuem formação acadêmica específica para tratar daquelas temáticas.