Crianças com tdah na alfabetização
impasses para serem desconstruidos
Palavras-chave:
TDAH, Alfabetização, ImpassesResumo
Nos últimos anos o transtorno de déficit de atenção (TDAH) é uns dos transtornos mais diagnosticados no desenvolvimento infantil, proporcionando um grande desafio para a escola e principalmente para os professores. Geralmente os diagnósticos surgem no primeiro ano do ensino fundamental, a alfabetização que é responsável pela iniciação da escrita e da leitura se colocando à frente do alvo dos primeiros diagnósticos. Devido ao grande número de diagnósticos no período da alfabetização e aos impasses que se constitui para alfabetizar, colocam-se os professores e as instituições escolares num eixo de incertezas perante a prática educativa, mas cientes que precisam adequar seus métodos de ensino para atender a essa nova demanda que cresce assustadoramente. A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo identificar os principais impasses que dificultam a alfabetização de crianças TDAH, analisar o saber do professor frente ao processo de alfabetização das crianças TDAH e conceituar possíveis desconstruções dos impasses que dificultam a alfabetização. Para isso, dentre os resultados obtidos o de mais relevância é a falta de conhecimento teórico e prático dos professores para realizar a alfabetização de crianças diagnosticadas com TDAH no período da alfabetização. Chegando nas considerações finais, enfatizando a importância de o professor lançar mão dos seus próprios interesses fazendo buscas e atualizações sobre práticas e teorias que possam auxiliar na superação de seus impasses em alfabetizar crianças TDAH e a construção de políticas públicas que viabilizassem o acesso a conhecimentos e manejos para desconstruir os impasses que impedem uma sólida alfabetização das crianças diagnosticadas com TDAH e assim prosseguirem na construção de sua escolaridade de forma mais segura e autônoma.