Conhecendo a flora brasileira e sua história por meio das tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Bruna Paula da Cruz Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Bruna Fernandes Pires de Almeida Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Jasmim Muniz Rodrigues Dias Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Renan dos Santos Bragança Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Palavras-chave:

Flora brasileira, Ensino de ciências, Ação extensionista

Resumo

O presente projeto extensionista se baseia na divulgação de conhecimentos científicos sobre a flora brasileira e sua história para estudantes de ensino médio da rede estadual de Itaperuna, estado do Rio de Janeiro. Diversos professores e pesquisadores alertam para a descontextualização do ensino de biologia e botânica no país. Desse modo, busca-se aproximar esses saberes da realidade dos estudantes brasileiros por meio de encontros interativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação na Tecnoteca do IFFluminense - campus Itaperuna. Almeja-se, sobretudo, disseminar boas práticas em relação à vegetação nativa, provocando nos educandos a vontade de estudar, valorizar e preservar a biodiversidade do país. Até o momento, um jogo didático digital sobre a flora brasileira está sendo elaborado em parceria com os alunos do quarto período do curso superior em Sistemas de Informação do campus. Entende-se que essa parceria constitui uma importante ação de integração entre ensino, pesquisa e extensão na instituição. Os alunos colaboradores do curso superior e os três bolsistas desse projeto participaram de uma visita técnica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro que teve o intuito de contribuir com seus conhecimentos práticos acerca do tema. Após a visita e estudos sobre o assunto, os bolsistas puderam elaborar uma apresentação e um vídeo que serão empregados nos encontros com os estudantes das escolas estaduais. Já foram plantadas mudas de espécies vegetais nativas que estão prontas para serem distribuídas aos educandos. Portanto, os encontros estão programados para terem início no final do mês de agosto de 2016. Pretende-se envolver alunos de, no mínimo, três escolas estaduais do município. Ao final do projeto, pretende-se ainda elaborar um minicurso de formação para docentes da rede pública da cidade.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

CRUZ, B. P. da .; FERNANDES PIRES DE ALMEIDA, B. .; MUNIZ RODRIGUES DIAS, J. .; SANTOS BRAGANÇA, R. dos . Conhecendo a flora brasileira e sua história por meio das tecnologias da informação e comunicação . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1016. Acesso em: 3 jul. 2024.