Comunidades de aprendizagem como suporte para a formação do discente na licenciatura
Palavras-chave:
Comunidades virtuais, Ensino e aprendizagem de espanhol, Formação discenteResumo
O objetivo do estudo é mostrar que as comunidades digitais também são usadas pelos alunos de cursos superiores para complementação do ensino, sabendo que essas comunidades podem ser ferramentas para contribuir em sua formação partindo do pressuposto das funcionalidades que as redes sociais possuem permitindo uma aprendizagem construtiva, colaborativa e autônoma por meio das publicações com acesso dos materiais a qualquer momento pelos estudantes, assim como para tirar dúvidas e/ou trocar informações. Este trabalho é um relato de experiência que tem sido realizado com alunos do curso de Letras/Espanhol em uma instituição particular no município de Itaperuna/RJ, através de um grupo criado na rede social Facebook com foco pedagógico para o ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola. O objetivo dessa comunidade virtual é a preparação dos discentes, com base no Art. 43 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB), tendo como eixos os parágrafos II ao V. Procura-se mostrar, com este estudo, que nos dias atuais as tecnologias digitais fazem parte do ambiente escolar, independentemente do nível de escolaridade dos alunos, além de inserir os futuros docentes no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como suporte para a sua atuação posterior em sala de aula, pois além de interagir com os colegas e professor eles podem realizar trabalhos e preparar aula, exercitando a prática de ensino no ambiente virtual, produzir material se familiarizando com os recursos digitais e principalmente, preparando o futuro docente para a realidade da contemporaneidade.