Incluir e/ou integrar
os desafios da inclusão de portadores da Síndrome de Down nos contextos socioeducacionais
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Psicologia, EducaçãoResumo
O presente estudo visa contemplar as ações inclusivas e integradoras no ceio social sob o viés biológico, psicológico e educacional, bem como confrontar e buscar alternâncias de como promover essa inclusão/integração de forma prática e efetiva considerando realidades e perspectivas. Tem-se como objetivos analisar os registros históricos da Síndrome de Down e o nascimento do portador no campo biológico, focando não só as causas, mas também os aspectos psíquicos dos seus comportamentos, afetivo/emocionais e sociais, pois para que se possa refletir sobre o contexto educacional nas perspectivas de inclusão e integração desse indivíduo. Deve-se compreender primeiramente as bases subjetivas que compõem as estruturas psíquicas do mesmo; após essa explanação contextual, será fomentada uma discussão no âmbito escolar/pedagógico de como o indivíduo com a Síndrome de Down é recebido, cuidado e educado no contexto educacional permeando desde a estrutura logística até o acompanhamento por profissionais componentes de uma equipe interdisciplinar que busque dar garantias de uma inclusão efetiva. A investigação foi metodologicamente estruturada por uma revisão bibliográfica, através de fontes teóricas que embasaram a busca de reflexões sobre o tema abordado. Como resultado desse trabalho, será possível obter uma análise reflexiva acerca de produções relacionadas à temática, partindo de uma leitura crítica da realidade, em que se analisa não apenas os fatores presentes no cotidiano escolarmente rentável, mas é igualmente observado como os fatores genéticos e psicológicos interferem no (in)sucesso do portador da Síndrome de Down nos diversos contextos sociais, pois esse tabu, que foi criado acerca dos portadores dessa patologia, deve ser ressinificado.