Incluir e/ou integrar

os desafios da inclusão de portadores da Síndrome de Down nos contextos socioeducacionais

Autores

  • Sharlys Jardim da Silva Santos Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Marcelo Reder Nacarati Universidade Iguaçu Campus V
  • Alexsandro Rosa Soares Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Psicologia, Educação

Resumo

O presente estudo visa contemplar as ações inclusivas e integradoras no ceio social sob o viés biológico, psicológico e educacional, bem como confrontar e buscar alternâncias de como promover essa inclusão/integração de forma prática e efetiva considerando realidades e perspectivas. Tem-se como objetivos analisar os registros históricos da Síndrome de Down e o nascimento do portador no campo biológico, focando não só as causas, mas também os aspectos psíquicos dos seus comportamentos, afetivo/emocionais e sociais, pois para que se possa refletir sobre o contexto educacional nas perspectivas de inclusão e integração desse indivíduo. Deve-se compreender primeiramente as bases subjetivas que compõem as estruturas psíquicas do mesmo; após essa explanação contextual, será fomentada uma discussão no âmbito escolar/pedagógico de como o indivíduo com a Síndrome de Down é recebido, cuidado e educado no contexto educacional permeando desde a estrutura logística até o acompanhamento por profissionais componentes de uma equipe interdisciplinar que busque dar garantias de uma inclusão efetiva. A investigação foi metodologicamente estruturada por uma revisão bibliográfica, através de fontes teóricas que embasaram a busca de reflexões sobre o tema abordado. Como resultado desse trabalho, será possível obter uma análise reflexiva acerca de produções relacionadas à temática, partindo de uma leitura crítica da realidade, em que se analisa não apenas os fatores presentes no cotidiano escolarmente rentável, mas é igualmente observado como os fatores genéticos e psicológicos interferem no (in)sucesso do portador da Síndrome de Down nos diversos contextos sociais, pois esse tabu, que foi criado acerca dos portadores dessa patologia, deve ser ressinificado.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

JARDIM DA SILVA SANTOS, S. .; REDER NACARATI, M. .; ROSA SOARES, A. . Incluir e/ou integrar: os desafios da inclusão de portadores da Síndrome de Down nos contextos socioeducacionais . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1010. Acesso em: 3 jul. 2024.