Circuito contador assíncrono crescente e decrescente para ensino de sistemas digitais

Autores

  • Sara Antonia da Silva Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Pedro Henrique Castello Branco Dágola Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Mariana Aguiar Massote Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Palavras-chave:

Aprendizagem, Contador assíncrono, Eletrônica digital, Ensino, Sistemas digitais

Resumo

Atualmente, muitos projetos utilizam sistemas digitais em sua estrutura, portanto o conhecimento dessa área tornou-se essencial para muitos cursos técnicos e graduações. Buscando facilitar o aprendizado dos conteúdos de circuitos sequenciais e flip flops, englobados por essas disciplinas, propõese a montagem de um circuito contador assíncrono crescente e decrescente e o desenvolvimento do conteúdo teórico a partir da prática estabelecida. A montagem consiste no controle de entrada e saída de carros em um estacionamento através do monitoramento das vagas disponíveis. Para isso, utiliza-se um botão que deve ser pressionado sempre que houver a entrada de um carro, incrementando o valor registrado no contador e outro botão para quando houver a saída, decrementando o valor. O circuito possui dois leds de disponibilidade, sendo um led vermelho que acenderá quando o estacionamento estiver lotado e um led verde que acenderá se existirem vagas disponíveis. Além disso, o circuito possui um display indicando quantas vagas estão livres para o uso. Assim, sempre que o botão de entrada é acionado, o contador é decrementado, mostrando o novo número de vagas disponíveis no display e, se for diferente de zero, o led verde permanece aceso, permitindo acesso ao próximo carro e, caso não haja vaga, o led vermelho acende. Quando o botão de saída é pressionado, o número de vagas é incrementado no display e o led verde acende ou permanece aceso. A atividade prática possibilita a saída do estudo convencional para uma forma mais dinâmica de aprendizado. O resultado esperado é que a visão de um circuito montado estimule a interação com o conteúdo, facilitando o entendimento da matéria e beneficiando o aluno.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

SILVA, S. A. da .; CASTELLO BRANCO DÁGOLA, P. H. .; AGUIAR MASSOTE, M. . Circuito contador assíncrono crescente e decrescente para ensino de sistemas digitais . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1006. Acesso em: 3 jul. 2024.