Caminhos para facilitar o conhecimento matemático na eja
refazendo problemas e comparando resultados
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Resolução de problemas, Análise de errosResumo
Esta apresentação relata resultados de pesquisa cujo objetivo foi identificar algumas das dificuldades dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campus de Venda Nova do Imigrante – ES em resolver problemas matemáticos. Essas dificuldades foram identificadas no relato de alguns alunos e professores e constatadas no grande número de evasões dos alunos da EJA no Campus. Embasada no método matemático de resolução de problemas, realizamos a pesquisa por meio de entrevistas com alunos e professores e aplicação de listas de exercícios e problemas para os alunos. A aplicação dos exercícios e problemas foi dividida em três momentos. No primeiro momento, os alunos responderam às questões propostas em uma lista. No segundo, após a correção do professor, foi apresentado o gabarito comentado para que os alunos observassem a sua resolução com a resolução correta, com o objetivo de observar os erros e desenvolver o raciocínio matemático. No terceiro momento, foram apresentadas questões semelhantes às da primeira lista. A análise dos dados foi desenvolvida com base no número de acertos e erros em cada uma das listas. Além disso, foi desenvolvida análise de erros a partir de três eixos: operações fundamentais, interpretação e unidade de medida. A análise demonstra evolução quantitativa no número de acertos e melhoria na interpretação de enunciados e na execução de operações matemáticas. Portanto, os resultados nos possibilitam afirmar que esta metodologia contribui para a construção de conceitos matemáticos e que o desenvolvimento dos alunos melhorou, propiciando que o aluno estabeleça relações e faça as conexões para a construção de conceitos matemáticos, resultando em uma melhor interpretação dos exercícios e um desenvolvimento do raciocínio matemático.