Popularização da ciência
desvendando a microbiologia
Palavras-chave:
Popularização da ciência, Microbiologia, Ciência, ConhecimentoResumo
Um dos recursos encontrados por pesquisadores e educadores em geral de transmitir conhecimentos científicos para um público não especializado de forma acessível e dialógica é a popularização da ciência. O objetivo do projeto é popularizar a ciência com foco na microbiologia. Devido ao isolamento social, a metodologia está voltada em explorar as mídias sociais (Facebook, Youtube, Instagram, Twitter e blog), através de conceitos textuais ou audiovisuais, difundindo conhecimentos científicos de forma lúdica e acessível para diversos níveis, ou seja, a educação formal e informal, com alimentação constante do conteúdo e interação com o público. Como resultados parciais atingidos, pode-se citar que foram criadas, no mês de setembro, todas as mídias previstas, bem como já foram disponibilizados alguns conteúdos abordando temas básicos da microbiologia, como por exemplo, textos sobre o microscópio e os meios de cultura, bem como biografia de pesquisadores relevantes para a área, e ainda destacando a interação da microbiologia com o campo cultural, com filmes e músicas. Tudo isso tem sido realizado por meio de vídeos, textos e “lives”. Para as “lives”, a estreia ocorreu no mês de outubro, estando previstas entrevistas mensais, tendo sempre como convidado, pessoa que atue na área da microbiologia em seus variados aspectos. Apesar do pouco tempo de atividade, já se atingiu a marca de 936 seguidores na mídia Instagram, com grande interação, e os vídeos indicam uma média de 230 visualizações nessa mídia. Pretende-se atingir um maior público, bem como produzir mais conteúdos em relação à microbiologia, transmitindo conhecimentos científicos para o maior número de pessoas possível, em constante interação. Por fim, pretende-se ajudar a instrumentalizar indivíduos a fim de serem capazes de desenvolver participação e reflexão crítica acerca do conhecimento científico com relação à microbiologia e sua forma de construção do conhecimento na sociedade vigente.