Canal matemática “não πra (pira)”

produção de material didático como apoio ao ensino-aprendizagem

Autores

  • Sarah Rangel de Oliveira Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Leonardo de Oliveira Muniz Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Thiago Marques Zanon Jacomino Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Matemática, Youtube, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo a construção de um canal de Matemática, em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, o Youtube, que pudesse servir como biblioteca de materiais didáticos de apoio ao ensino-aprendizagem dessa disciplina. Buscamos, com os recursos tecnológicos disponíveis no Laboratório de Matemática do Campus, produzir materiais de cunho didático-pedagógico que possam auxiliar os alunos, bem como material de apoio didático nos diversos níveis. Um dos objetivos foi a criação de um canal dinâmico e atraente, ao qual os discentes poderão recorrer para estudar, tirar dúvidas e se aprofundar em seus estudos. Iniciamos com uma pesquisa online, em que levantamos informações sobre o interesse dos alunos em um canal de Matemática no Youtube, de forma que o nosso material fosse elaborado para atender as principais necessidades dos estudantes. Ainda, através dessa pesquisa, o nome escolhido para o canal foi Não πra (Não Pira). O nome remete à Matemática ao utilizar a letra grega “π” (Pi). Além disso, gostamos do sentido da expressão, pois, muitas vezes, alguns conteúdos são tidos como difíceis, mas com os vídeos, produzidos com o intuito de auxiliar os discentes, não haverá a necessidade de “pirar”. Até a data da escrita desse resumo, o canal contava com 333 inscritos, 59 vídeos publicados, mais de 3700 visualizações, chegando a um tempo de exibição de quase 474 horas. O trabalho realizado até aqui possibilitou criar caminhos e diretrizes a serem seguidos, de forma que o material produzido e divulgado no canal atenda de forma contundente nossos alunos. Ao final desse projeto, esperamos que o Canal Não πra, tenha relevância didático-pedagógico, auxiliando nosso discentes no desenvolvimento da disciplina, bem como sendo material de apoio. Nossa intenção é contribuir de forma eficaz para a aprendizagem dos educandos, valorizando espaços dentro e fora da sala de aula.

Biografia do Autor

Sarah Rangel de Oliveira, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do Curso Técnico em Química

Leonardo de Oliveira Muniz, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docente

Thiago Marques Zanon Jacomino, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docente

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

RANGEL DE OLIVEIRA, S. .; OLIVEIRA MUNIZ, L. de .; MARQUES ZANON JACOMINO, T. . Canal matemática “não πra (pira)”: produção de material didático como apoio ao ensino-aprendizagem. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 8, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1362. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas, Da Terra E Engenharia