Canal matemática “não πra (pira)”
produção de material didático como apoio ao ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Matemática, Youtube, Ensino, AprendizagemResumo
O presente trabalho teve como principal objetivo a construção de um canal de Matemática, em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, o Youtube, que pudesse servir como biblioteca de materiais didáticos de apoio ao ensino-aprendizagem dessa disciplina. Buscamos, com os recursos tecnológicos disponíveis no Laboratório de Matemática do Campus, produzir materiais de cunho didático-pedagógico que possam auxiliar os alunos, bem como material de apoio didático nos diversos níveis. Um dos objetivos foi a criação de um canal dinâmico e atraente, ao qual os discentes poderão recorrer para estudar, tirar dúvidas e se aprofundar em seus estudos. Iniciamos com uma pesquisa online, em que levantamos informações sobre o interesse dos alunos em um canal de Matemática no Youtube, de forma que o nosso material fosse elaborado para atender as principais necessidades dos estudantes. Ainda, através dessa pesquisa, o nome escolhido para o canal foi Não πra (Não Pira). O nome remete à Matemática ao utilizar a letra grega “π” (Pi). Além disso, gostamos do sentido da expressão, pois, muitas vezes, alguns conteúdos são tidos como difíceis, mas com os vídeos, produzidos com o intuito de auxiliar os discentes, não haverá a necessidade de “pirar”. Até a data da escrita desse resumo, o canal contava com 333 inscritos, 59 vídeos publicados, mais de 3700 visualizações, chegando a um tempo de exibição de quase 474 horas. O trabalho realizado até aqui possibilitou criar caminhos e diretrizes a serem seguidos, de forma que o material produzido e divulgado no canal atenda de forma contundente nossos alunos. Ao final desse projeto, esperamos que o Canal Não πra, tenha relevância didático-pedagógico, auxiliando nosso discentes no desenvolvimento da disciplina, bem como sendo material de apoio. Nossa intenção é contribuir de forma eficaz para a aprendizagem dos educandos, valorizando espaços dentro e fora da sala de aula.