Educar e brincar

uma forma criativa de fazer saúde na escola

Autores

  • Ana Beatriz Oliveira Lazarino IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Victória Dellatore Jonas Gomes IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Ana Beatriz Siqueira Delatorre IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Maria Clara Faial Baptista IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Cidllan Silveira Gomes Faial IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Ligia Cordeiro Matos Faial IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Adolescência, Lúdico, Educação em saúde

Resumo

O lúdico empregado no cuidar tende a suavizar vivências traumáticas na adolescência, e quando aplicado a educação em saúde pode tornar uma experiência de troca de conhecimento divertida e efetiva. A presente pesquisa apresenta como objetivo compreender a percepção do adolescente sobre o uso do lúdico na educação em saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa fenomenológica com alunos do ensino médio do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus. Inicialmente será confeccionado e viralizado por aplicativo de mensagens entre os discentes um questionário eletrônico com a proposição: qual a sua dúvida em relação a um tema em saúde? Uma vez coletado, a partir do tema mais frequente serão realizados encontros virtuais lúdico-pedagógicas em saúde. Ao término do encontro será disparada a seguinte pergunta: como você percebe educação em saúde pelo lúdico? O aluno voluntariamente responderá através do ícone de mensagem individual da sala virtual. Acredita-se que mesmo frente ao isolamento imposto pela pandemia, as sessões remotas lúdico educacionais em saúde possam aproximar seus atores (profissionais de saúde e adolescentes) despertando o interesse juvenil quanto o aprendizado em saúde e difundir um saber indispensável quanto ao processo de adolescer saudável e coletivo. Imagina-se que o lúdico aplicado a educação em saúde possa estreitar os laços entre adolescentes e profissionais de saúde sendo um facilitador no processo de educar em saúde de forma criativa e inovadora.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Oliveira Lazarino, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discentes do Curso Técnico em Química, IFF Campus Bom Jesus

Victória Dellatore Jonas Gomes, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discentes do Curso Técnico em Química, IFF Campus Bom Jesus

Ana Beatriz Siqueira Delatorre, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discentes do Curso Técnico em Química, IFF Campus Bom Jesus

Maria Clara Faial Baptista, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do Curso Técnico em Alimentos, IFF Campus Bom Jesus

Cidllan Silveira Gomes Faial, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Professor de Educação Física do IFF Campus Bom Jesus

Ligia Cordeiro Matos Faial, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Médica do IFF Campus Bom Jesus

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-06

Como Citar

OLIVEIRA LAZARINO, A. B.; DELLATORE JONAS GOMES, V. .; SIQUEIRA DELATORRE, A. B. .; FAIAL BAPTISTA, M. C. .; SILVEIRA GOMES FAIAL, C.; CORDEIRO MATOS FAIAL, L. . Educar e brincar: uma forma criativa de fazer saúde na escola. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 8, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1341. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas E Ciências Da Saúde