Vivenciando e incluindo valores por meio da agropecuária

Autores

  • Felipe Roly Jacinto Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Fernando Antônio Abrantes Ferrara Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva e Cidadania

Resumo

Os Institutos Federais citam, em suas finalidades e características, o desenvolvimento de programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica; são, ainda, objetivos dos Institutos estimular e apoiar processos educativos que levem à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento. Embora haja o amparo legal, ao longo da história, as pessoas com deficiência encontram barreiras que as impedem de exercer plenamente sua cidadania enquanto sujeitos pertencentes à sociedade. A realização de trabalho para o portador de necessidades especiais tem-se mostrado eficaz como terapia e na motivação. Percebendo tal motivação, IFFluminense e APAE, em uma ação conjunta, desenvolvem atividades de terapia ocupacional com os alunos na área de agropecuária, orientados por bolsistas, professores e técnicos do campus Bom Jesus, que acompanham a evolução dos trabalhos desenvolvidos juntamente com um profissional especializado daquela instituição. Os objetivos desse projeto são: Favorecer o processo de inclusão social; Garantir a integração da pessoa com deficiência à sociedade; Desenvolver habilidades biopsicomotoras; Fortalecer as relações de grupo; Estimular a emancipação da pessoa com deficiência e a construção de sua autonomia; Possibilitar a compreensão das relações de alteridade, ou seja, a pedagogia do acolhimento, no cotidiano escolar; Oportunizar aos estudantes e servidores a trabalhar, respeitar e desenvolver capacidade de realizarem projetos sociais. Estão sendo utilizados os laboratórios da área vegetal e animal para trabalhar com os alunos da APAE, desenvolvendo com eles atividades que possam proporcionar um melhor desenvolvimento biopsicomotor. Observa-se uma perfeita integração dos alunos às atividades propostas, assimilação com certa facilidade, além de se mostrarem motivados para realizarem as tarefas. Portanto, até o momento a agropecuária vem se mostrando capaz de melhorar as relações interpessoais e uma boa terapia ocupacional. Tais atividades buscam a inclusão dos alunos por meio de atividades em outro ambiente, buscando elevar sua autoestima e melhor integrá-los à sociedade.

Biografia do Autor

Felipe Roly Jacinto, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Agropecuária

Fernando Antônio Abrantes Ferrara, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docente

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

ROLY JACINTO, F. .; ANTÔNIO ABRANTES FERRARA, F. Vivenciando e incluindo valores por meio da agropecuária. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1340. Acesso em: 5 maio. 2024.