Vivenciando e incluindo valores por meio da agropecuária
Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva e CidadaniaResumo
Os Institutos Federais citam, em suas finalidades e características, o desenvolvimento de programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica; são, ainda, objetivos dos Institutos estimular e apoiar processos educativos que levem à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento. Embora haja o amparo legal, ao longo da história, as pessoas com deficiência encontram barreiras que as impedem de exercer plenamente sua cidadania enquanto sujeitos pertencentes à sociedade. A realização de trabalho para o portador de necessidades especiais tem-se mostrado eficaz como terapia e na motivação. Percebendo tal motivação, IFFluminense e APAE, em uma ação conjunta, desenvolvem atividades de terapia ocupacional com os alunos na área de agropecuária, orientados por bolsistas, professores e técnicos do campus Bom Jesus, que acompanham a evolução dos trabalhos desenvolvidos juntamente com um profissional especializado daquela instituição. Os objetivos desse projeto são: Favorecer o processo de inclusão social; Garantir a integração da pessoa com deficiência à sociedade; Desenvolver habilidades biopsicomotoras; Fortalecer as relações de grupo; Estimular a emancipação da pessoa com deficiência e a construção de sua autonomia; Possibilitar a compreensão das relações de alteridade, ou seja, a pedagogia do acolhimento, no cotidiano escolar; Oportunizar aos estudantes e servidores a trabalhar, respeitar e desenvolver capacidade de realizarem projetos sociais. Estão sendo utilizados os laboratórios da área vegetal e animal para trabalhar com os alunos da APAE, desenvolvendo com eles atividades que possam proporcionar um melhor desenvolvimento biopsicomotor. Observa-se uma perfeita integração dos alunos às atividades propostas, assimilação com certa facilidade, além de se mostrarem motivados para realizarem as tarefas. Portanto, até o momento a agropecuária vem se mostrando capaz de melhorar as relações interpessoais e uma boa terapia ocupacional. Tais atividades buscam a inclusão dos alunos por meio de atividades em outro ambiente, buscando elevar sua autoestima e melhor integrá-los à sociedade.