Do pó ao pó

estudo integrado envolvendo datação com ¹⁴C e funções exponenciais

Autores

  • Carolina Martins Antunes Thiebaut IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Matheus Teixeira de Siqueira IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Paola Xavier M. Fernandes de Abreu IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Leonardo de Oliveira Muniz IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Maiara da Silva Santos IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Datação ¹⁴C, Função Exponencial, Estudo de Caso, Meia-Vida

Resumo

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio se destacam por, além de prepararem os alunos para uma carreira profissional, possibilitam o ingresso dos mesmos no ensino superior. No entanto, a integração entre as disciplinas pertencentes a estes cursos ainda é um atual desafio. No presente trabalho, o objetivo foi integrar o conteúdo relacionado a funções exponenciais, normalmente visto nas aulas de matemática, à aplicação da datação de ¹⁴C, conteúdo abordado em aulas de química. Para isso, utilizou-se a metodologia de ensino estudo de caso. O caso “Do pó ao pó” narrava uma conversa entre um neto e seu avô. O bate-papo era sobre um documentário que abordava a descoberta de um bebê mamute de 40.000 anos. O informe despertou o interesse do jovem pelo método utilizado na determinação da idade do mamífero. Seu avô, um professor aposentado, pretendia ensiná-lo, mas não encontrava seus slides. A missão dos estudantes foi, então, ajudar o avô nesta tarefa. Com este intuito, realizaram-se pesquisas extras classe, discussões em sala de aula e duas aulas teóricas foram ministradas para auxiliar e direcionar os alunos à solução do caso. Na aula de química, os alunos compreenderam melhor os fenômenos ocorridos para que tal datação seja feita. Já, durante a aula de matemática, eles modelaram o comportamento deste fenômeno, através de uma função exponencial e plotaram um gráfico do decaimento do ¹⁴C. O software livre GeoGebra foi utilizado para dar vida ao gráfico e, sua análise permitiu que os alunos comprovassem que, desde a morte do bebê mamute, havia se passado sete períodos de meia-vida do ¹⁴C. Dessa maneira, o estudo integrado envolvendo a datação com ¹⁴C e funções exponenciais foi realizado com êxito, possibilitando uma maior correlação, e consequentemente compreensão, entre esses dois conteúdos que, normalmente, são ministrados individualmente, em momentos distintos do curso.

Biografia do Autor

Carolina Martins Antunes Thiebaut, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Química, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do
Itabapoana

Matheus Teixeira de Siqueira, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Química, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do
Itabapoana

Paola Xavier M. Fernandes de Abreu, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Química, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do
Itabapoana

Leonardo de Oliveira Muniz, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docentes do Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Maiara da Silva Santos, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docentes do Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

ANTUNES THIEBAUT, C. M. .; TEIXEIRA DE SIQUEIRA, M. .; XAVIER M. FERNANDES DE ABREU, P.; DE OLIVEIRA MUNIZ, L. .; DA SILVA SANTOS, M. . Do pó ao pó: estudo integrado envolvendo datação com ¹⁴C e funções exponenciais. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1293. Acesso em: 5 maio. 2024.