A contaminação sem fim
estudo de caso integrando a química e a matemática
Palavras-chave:
Radioatividade, Decaimento Exponencial, Irídio-192Resumo
A metodologia de Estudo de Casos baseia se no emprego de narrativas sobre problemas vivenciados que precisam ser resolvido s. Dessa forma, os discentes direcionam a própria aprendizagem investigando aspectos científicos, sociais, econômicos, entre outros. Neste trabalho, esta metodologia foi utilizada visando a integração entre química e matemática. Para isso, elaborou se um c aso abordando conteúdos de química nuclear de tal forma que a função matemática envolvida no decaimento do radionuclídeo tivesse destaque. Para o desenvolvimento da atividade foram utilizados data show , lousa e televisão. As pesquisas basearam se em livros didáticos e sites. Os gráficos foram gerados pelo software livre GeoGebra. Inicialmente, exibiu se um documentário sobre o acidente com o Césio 137. Neste momento, discutiu se sobre os danos da radiação à saúde e sobre as consequências da irresponsabilida de profissional e da falta de informação da população. Na aula seguinte, foi entregue aos alunos o caso “A contaminação sem fim”, o qual abordava a necessidade de esclarecer ao presidente alguns conceitos relacionados a uma bomba suja de Irídio 192, que po ssivelmente seria utilizada por terroristas. Pesquisas extras classe e discussões em sala de aula foram realizadas para solucionar o problema. Além disso, duas aulas teóricas, direcionadas ao caso, foram ministradas. A solução do caso foi apresentada pelos alunos na forma de seminário contendo toda a parte teórica da química envolvida, bem como o modelo matemático que descreveu o decaimento do nuclídeo estudado. O gráfico de decaimento construído possibilitou os alunos descobrirem que seriam necessários doi s anos para que os níveis de radiação se tornassem seguros, supondo que na bomba houvesse uma quantidade de 192 Ir mil vezes maior que os níveis de segurança. Da investigação à solução do caso, os estudantes, além de terem aprendido sobre os conteúdos abord ados, tiveram a oportunidade de desenvolverem diferentes habilidades, tais como a pesquisa, o senso crítico, a escrita e a argumentação.