A contaminação sem fim

estudo de caso integrando a química e a matemática

Autores

  • Pedro Beiral Nascimento IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Renata Campos Tardin IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Sarah Rangel de Oliveira IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Leonardo de Oliveira Muniz IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Maiara da Silva Santos IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Radioatividade, Decaimento Exponencial, Irídio-192

Resumo

A metodologia de Estudo de Casos baseia se no emprego de narrativas sobre problemas vivenciados que precisam ser resolvido s. Dessa forma, os discentes direcionam a própria aprendizagem investigando aspectos científicos, sociais, econômicos, entre outros. Neste trabalho, esta metodologia foi utilizada visando a integração entre química e matemática. Para isso, elaborou se um c aso abordando conteúdos de química nuclear de tal forma que a função matemática envolvida no decaimento do radionuclídeo tivesse destaque. Para o desenvolvimento da atividade foram utilizados data show , lousa e televisão. As pesquisas basearam se em livros didáticos e sites. Os gráficos foram gerados pelo software livre GeoGebra. Inicialmente, exibiu se um documentário sobre o acidente com o Césio 137. Neste momento, discutiu se sobre os danos da radiação à saúde e sobre as consequências da irresponsabilida de profissional e da falta de informação da população. Na aula seguinte, foi entregue aos alunos o caso “A contaminação sem fim”, o qual abordava a necessidade de esclarecer ao presidente alguns conceitos relacionados a uma bomba suja de Irídio 192, que po ssivelmente seria utilizada por terroristas. Pesquisas extras classe e discussões em sala de aula foram realizadas para solucionar o problema. Além disso, duas aulas teóricas, direcionadas ao caso, foram ministradas. A solução do caso foi apresentada pelos alunos na forma de seminário contendo toda a parte teórica da química envolvida, bem como o modelo matemático que descreveu o decaimento do nuclídeo estudado. O gráfico de decaimento construído possibilitou os alunos descobrirem que seriam necessários doi s anos para que os níveis de radiação se tornassem seguros, supondo que na bomba houvesse uma quantidade de 192 Ir mil vezes maior que os níveis de segurança. Da investigação à solução do caso, os estudantes, além de terem aprendido sobre os conteúdos abord ados, tiveram a oportunidade de desenvolverem diferentes habilidades, tais como a pesquisa, o senso crítico, a escrita e a argumentação.

Biografia do Autor

Pedro Beiral Nascimento , IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Química, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do
Itabapoana

Renata Campos Tardin , IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Química, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do
Itabapoana

Sarah Rangel de Oliveira, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Química, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do
Itabapoana

Leonardo de Oliveira Muniz, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docentes do Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Maiara da Silva Santos, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docentes do Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

BEIRAL NASCIMENTO , P. .; CAMPOS TARDIN , R. .; RANGEL DE OLIVEIRA, S. .; DE OLIVEIRA MUNIZ, L. .; DA SILVA SANTOS, M. . A contaminação sem fim: estudo de caso integrando a química e a matemática. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1279. Acesso em: 5 maio. 2024.