Direito ao saneamento básico frente ao princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Anysia Carla Lamão Pessanha Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Neuza Maria de Siqueira Nunes Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Tauã Lima Verdan Rangel Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Meio Ambiente, Dignidade da Pessoa Humana

Resumo

Diante das transformações políticas, sociais, econômicas e ambientais, surgem problemas que expõe ao risco os direitos fundamentais sociais e a interação do meio ambiente. Tal situação acarreta a desigualdade que se materializa através da desigualdade social, pois o quesito do saneamento básico interfere diretamente na relação do ser humano com o meio ambiente natural. Com isso, o intuito do presente trabalho é discorrer sobre o direito do saneamento básico e seus reflexos no princípio da dignidade da pessoa humana. Para isso, o método utilizado será a revisão de literatura. Ocorre que a qualidade ambiental é um componente imprescindível para promover a dignidade da pessoa humana, via reflexa, o desenvolvimento do próprio ser humano e na promoção do bem-estar social. O meio ambiente fora de seus parâmetros ideais quanto a qualidade, põe em risco a saúde humana, especialmente da população mais carente. Assim, verifica-se que o direito ao saneamento básico não está estritamente ligado ao princípio em tela, mas também a saúde e qualidade de vida de toda coletividade, o que vem sendo trabalhado desde 2007 por meio da Lei no 11.445.

Biografia do Autor

Anysia Carla Lamão Pessanha, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Pós-Graduanda em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes; Bacharel em Direito pela Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Unidade Bom Jesus do Itabapoana. Membro do Grupo de Pesquisa “Faces e Interfaces do Direito: Sociedade, Cultura e Interdisciplinaridade do Direito

Neuza Maria de Siqueira Nunes, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Mestra em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Professora do Curso de Administração e do Direito da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Unidade Bom Jesus do Itabapoana

Tauã Lima Verdan Rangel, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Pós-Doutorando (Bolsista FAPERJ) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro”. Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Professor do Curso de Direito da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Unidade Bom Jesus do Itabapoana.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

LAMÃO PESSANHA, A. C. .; SIQUEIRA NUNES, N. M. de .; LIMA VERDAN RANGEL, T. . Direito ao saneamento básico frente ao princípio da dignidade da pessoa humana. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1269. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas E Ciências Humanas