O cuidado e formação do ser adolescente a partir da educação em saúde

um estudo fenomenológico

Autores

  • Ligia Cordeiro Matos Faial Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Cidllan Silveira Gomes Faial Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Eliane Ramos Pereira Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Palavras-chave:

Adolescente, Percepção, Educação em Saúde

Resumo

A adolescência é uma metamorfose biopsicossocial. O adolescente no cenário saúde educação reflete sua existência. Objetivou compreender a percepção do aluno sobre a educação em saúde como suporte ao cuidado e a sua formação, descrever como o discente percebe a arte do cuidar pela educação em saúde na sua formação e propor subsídios para a construção da política de cuidado à saúde institucional ao discente. Estudo descritivo fenomenológico, cuja técnica de produção dos dados foi a entrevista fenomenológica. De agosto a outubro de 2018, a pesquisadora realizou encontros de educação em saúde junto aos alunos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Ao término das secções convidou-os a participação da entrevista que deu-se entre agosto a novembro, finalizando no 66o encontro. Aplicou-se os questionamentos: Como você percebe a educação em saúde como cuidado? Como você percebe a educação em saúde na sua formação? Desvelaram três categorias: O “mundo-da-educação-em-saúde” ressignificando a arte do cuidado de si, do outro e da formação do ser adolescente; O ser adolescente que se percebe e presentifica seu futuro a partir do ambíguo “mundo-da-educação-em saúde”; o “Mundo-da-educação-em- saúde” quebrando tabus: uma proposta para subsidiar a política de cuidado a saúde institucional ao discente adolescente. A educação em saúde é estratégia de cuidado de si e do outro, já que o adolescente é atravessado pelo conhecimento e identifica o outro como extensão do cuidado de si. A arte de cuidar pela educação em saúde é formativa ao multiplicar o saber inerente a independência. A educação em saúde como política de cuidado é almejada, pois trata de assuntos negligenciados pela família e pela escola. Logo, o cuidado e formação a partir da educação em saúde valoriza a historicidade, a espacialidade e a subjetividade juvenil e transcende a medicalização das funções fisiológicas isoladas e desprovidas de vida.

Biografia do Autor

Ligia Cordeiro Matos Faial, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Médica

Cidllan Silveira Gomes Faial, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Educador Físico

Eliane Ramos Pereira, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Docente

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Docente

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

CORDEIRO MATOS FAIAL, L. .; SILVEIRA GOMES FAIAL, C. .; RAMOS PEREIRA, E. .; COSTA ROSA ANDRADE SILVA, R. M. . O cuidado e formação do ser adolescente a partir da educação em saúde: um estudo fenomenológico. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1261. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas E Ciências Da Saúde