A arte de educar em saúde numa perspectiva fenomenológica

Autores

  • Alexcievinny Oliveira Furtado Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • João Mateus Ferreira Ribeiro Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Cidllan Silveira Gomes Faial Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Ligia Cordeiro Matos Faial Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Educação em saúde, Arte, Adolescente

Resumo

Adolescência é a fase do desenvolvimento marcado pela busca de uma nova identidade. A educação em saúde difunde informações para quem é tomado pela curiosidade. Buscou compreender a percepção do aluno acerca da educação em saúde pelo lúdico e pela arte. É um estudo descritivo fenomenológico. Foram confeccionadas seis urnas, três no formato de lápis e três cubos mágicos, a fim de captar a temática a ser trabalhada. Cada instrumento estampou a questão: qual a sua dúvida em relação a um tema de saúde? Duas ficaram fixas: no refeitório e na biblioteca e as demais perpassaram as turmas do ensino médio, nos primeiros dez dias dos meses de agosto a outubro de 2018 e maio de 2019. Ao final, foram recolhidas e abertas, os manuscritos lidos e distribuídos segundo conteúdo, e a temática de maior repetição eleita: educação em sexualidade, saúde mental, neurociência e infecções sexualmente transmissíveis. A cada encontro abordou a visão da saúde sobre o conteúdo através da multimídia e uma dinâmica lúdica, a fim de relacioná-los com a mensagem a ser transmitida. Ao término da sessão realizou-se o questionamento: qual a sua percepção em relação a educação em saúde pelo lúdico e a arte? Os alunos depositaram suas sugestões nas urnas, cuja análise dos discursos emergiu 2 unidades de significados: a lúdica multiplicação do saber em saúde, a educação em saúde ao adolescente: uma lúdica e artística forma de cuidado. O lúdico e a arte são facilitadores para o educar em saúde ao simplificar o ensino-aprendizagem e despertar o autocuidado juvenil. Arte e o lúdico favorece práticas de saúde, já que o brincar estimula a interação e envolvimento do adolescente como protagonista de seu processo de saúde. Logo, educação em saúde pelo lúdico e a arte estimula a participação juvenil ao multiplicar saberes, incrementando o autocuidado.

Biografia do Autor

Alexcievinny Oliveira Furtado, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Agropecuária

João Mateus Ferreira Ribeiro, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Agropecuária

Cidllan Silveira Gomes Faial, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Educador Físico do

Ligia Cordeiro Matos Faial, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Médica do

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

OLIVEIRA FURTADO, A. .; FERREIRA RIBEIRO, J. M. .; SILVEIRA GOMES FAIAL, C. .; CORDEIRO MATOS FAIAL, L. . A arte de educar em saúde numa perspectiva fenomenológica. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1257. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas E Ciências Da Saúde