Promoção da educação ambiental nas escolas rurais através da produção e distribuição de mudas nativas e exóticas pelos alunos do campus Bom Jesus

Autores

  • Jeovan Mauricio Bandeira Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Kleberson Cordeiro Araújo Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Lanusse Cordeiro de Araújo Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • José Adilson Gonçalves de Souza Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Vicente de Oliveira Paula Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Atividade educativa, Proteção ambiental, Sustentabilidade

Resumo

A sustentabilidade e a preservação ambiental são os temas relevantes e é imprescindível que esses temas sejam discutidos e abordados na educação infantil, afinal, as crianças são as responsáveis pelo futuro do nosso planeta. Desta forma, o projeto alia a necessidade da educação ambiental aliada a importante questão social que é o crescimento econômico da região Noroeste Fluminense e Sul capixaba, em decorrência da exploração do café, cana de açúcar e da extração de mármore, e principalmente pela chegada de novos investimentos logísticos, que colocam grandes desafios ao setor agropecuário, uma vez que esses investimentos tem potencial de contribuir com um expressivo crescimento demográfico em seu entorno regional, o que de maneira concomitante representa uma ampliação do mercado consumidor e geram consequências negativas para o meio ambiente. Sendo assim a produção de mudas nativas e exóticas no IFF Campus Bom Jesus, pelos alunos do curso técnico em parceria com as escolas da zona rural, tem como objetivo obter mudas de melhor qualidade para ações de restauração florestal, fins paisagísticos e de arborização, bem como para atividades ligadas à pesquisa, reduzindo custos e criando um ambiente didático para a realização de aulas práticas, cursos de capacitação e atividades de educação ambiental. São realizadas atividades práticas como: colheita das sementes, preparo do solo para confecção do substrato, plantio nos recipientes, tratos culturais, seleção das mudas. Nesse sentido, considerando a premissa de que se aprende melhor “fazendo”, são desenvolvidas atividades que efetivamente demonstrarão teorias e práticas sustentáveis bem como atividades que promovam a descontração visando estimular a participação dos envolvidos, tornando as ações mais efetivas e proveitosas. Essa modalidade de Educação Ambiental contribui para ampliar a consciência ambiental e ética consoantes com o desenvolvimento em bases sustentáveis que almeja um ambiente equilibrado, favorecendo inclusive, a participação dos alunos nas tomadas de decisões futuras.

Biografia do Autor

Jeovan Mauricio Bandeira, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Discente do curso Técnico em Agropecuária Concomitante

Kleberson Cordeiro Araújo, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docente do

Lanusse Cordeiro de Araújo, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docente do

José Adilson Gonçalves de Souza, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Técnico em Agropecuária do

Vicente de Oliveira Paula, Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

Técnico em Agropecuária do

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

MAURICIO BANDEIRA, J. .; CORDEIRO ARAÚJO, K. .; CORDEIRO DE ARAÚJO, L. .; GONÇALVES DE SOUZA, J. A. .; OLIVEIRA PAULA, V. de . Promoção da educação ambiental nas escolas rurais através da produção e distribuição de mudas nativas e exóticas pelos alunos do campus Bom Jesus. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1254. Acesso em: 5 maio. 2024.