O sentido da educação física para alunos do 1º ano de um curso técnico do IFF campus Bom Jesus no ano de 2019
Palavras-chave:
Sentido da Vida, Cuidado em Saúde, Educação FísicaResumo
Em sua ontologia existencial, o corpo é o meio de relacionamento do indivíduo consigo, com seus pares e com o mundo. Para educação física, sítio de interações e desafios, onde o corpo vivido nos relacionamentos humanos intrapessoais, interpessoais e mundopessoais do aluno, tende a favorecer sua emancipação através da vivência de experiências corporais presente em seu conteúdo e abrir um horizonte de sentidos para sua prática. Este estudo teve como objetivo desvelar a percepção de sentido da Educação Física para ingressos no processo seletivo de 2019 do IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Estudo qualitativo descritivo, desenvolvido com alunos do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Após a aceitação dos alunos e anuência dos responsáveis oficializadas de acordo com o Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer Nº 3.231.624, foram realizadas 37 entrevistas fenomenológicas com alunos provenientes de 3 turmas de 1º ano, os quais responderam a seguinte questão: Qual o sentido da educação física na sua vida? A análise foi fundamentada à luz da logoterapia de Viktor Frankl. Como suporte à análise dos dados por computador foi utilizado o MAXQDA Analytics Pro 2019. Os temas mais relevantes elucidados a partir da fala do aluno foram relacionados à saúde, qualidade de vida, condicionamento físico, com algumas considerações relevantes para integração e socialização. Nota-se um predomínio higienista por parte da percepção do aluno quanto à educação física, devendo-se ao fato da fundamentação da educação física ao longo de sua história; porém o surgimento de temas envolvendo relacionamento humano em perspectivas intra, inter e mundopessoais do aluno abre espaço para novos horizontes para o desenvolvimento da área.