Aulas práticas com materiais de baixo custo

uma proposta alternativa para o ensino de microbiologia no ensino fundamental

Autores

  • Elizabeth Ribeiro Rabelo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Ludymilla Medeiros da Rocha Monteiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Lívia Mattos Martins IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Bianca Magnelli Mangiavacchi IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Micro-organismos, Ensino de Ciências, Métodos, Avaliação do Ensino, Material de Ensino

Resumo

A Microbiologia é a área das Ciências Biológicas que estuda os micro-organismos. Muitas escolas não têm infraestrutura e equipamentos específicos, como o microscópio óptico, que possibilitem aulas práticas de Ciências, limitando a abordagem desta temática no Ensino Fundamental. Esse estudo objetivou apresentar conceitos de Microbiologia para alunos do 6º ao 9º ano utilizando como recurso metodológico aulas práticas com materiais alternativos e de baixo custo. Foram realizadas três aulas práticas: (1) A pesquisa da contaminação do ar no ambiente escolar; (2) A contaminação microbiana em adornos e em objetos usados no dia-a-dia; e (3) A prática de fermentação. Todo material utilizado nas aulas foi preparado substituindo-se os tradicionalmente usados em laboratórios por outros como: gelatina, amido de milho, caldo de carne, fermento biológico, açúcar e água, para mostrar aos alunos a presença de micro-organismos nos ambientes estudados. A prática também permitiu observar a diversidade microbiana, por meio das diferentes unidades formadoras de colônia (UFC) em um mesmo ambiente. A prática de fermentação mostrou que existem micro-organismos, capazes de produzir CO2, que são importantes, entre outras atividades, na produção de alimentos. Questionário avaliativo foi aplicado antes e após a atividade como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Foi observado que os alunos demonstraram maior interesse e curiosidade após as atividades práticas e tiveram maior assimilação dos conceitos apresentados. O estudo da Microbiologia pode contribuir de modo significativo para as discussões sobre meio ambiente, saúde e todos os seres vivos. Aulas práticas para o ensino de ciências tem forte importância no processo significativo de ensino-aprendizagem e não está limitada apenas ao espaço laboratorial, podem ocorrer em diferentes espaços e por meio de diferentes propostas metodológicas.

Biografia do Autor

Elizabeth Ribeiro Rabelo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF, Campos do Goytacazes- RJ

Ludymilla Medeiros da Rocha Monteiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Técnica de Laboratório, Instituto Federal Fluminense-IFF, Campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ

Licencianda em Química, Universidade Estadual do Norte Fluminense- UENF Campos do Goytacazes-RJ

Lívia Mattos Martins, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Mediadora Presencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Norte Fluminense -UENF, Campos do Goytacazes- RJ

Docente da Faculdade Metropolitana São Carlos –FAMESC, Campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ

Bianca Magnelli Mangiavacchi, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Mediadora Presencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Norte Fluminense -UENF, Campos do Goytacazes- RJ

Docente da Faculdade Metropolitana São Carlos –FAMESC, Campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

RIBEIRO RABELO, E. .; MEDEIROS DA ROCHA MONTEIRO, L. .; MATTOS MARTINS, L.; MAGNELLI MANGIAVACCHI, B. . Aulas práticas com materiais de baixo custo: uma proposta alternativa para o ensino de microbiologia no ensino fundamental. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1201. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas E Ciências Da Saúde