A aplicação de metodologia ativa à disciplina de semiologia médica

Autores

  • Bruna Sá Eduardo IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Ligia Cordeiro Matos Faial IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Exame físico, Medicina, Anamnese

Resumo

A prática semiológica na grade curricular de medicina visa a aprendizagem e o desenvolvimento da prática cotidiana de averiguação do processo saúde doença. O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é uma metodologia ativa estruturada em etapas que reproduz a prática clínica e avalia os graduandos em atividades como a relação médico-paciente, anamnese e exame físico através de critérios previamente elaborados. Buscou relatar a experiência da metodologia ativa na disciplina de semiologia médica através da aplicação do OSCE. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foram realizados desesseis encontros com os acadêmicos organizados em pares. A cada dupla atribui-se o papel de médico e de paciente. O estudante-médico prosseguiu de forma pertinente com as técnicas e do outro lado, o estudante-paciente auxiliava-o no necessário. A preceptora os avaliou quanto ao diálogo estruturado durante anamnese e habilidade no exame físico ectoscópio, do aparelho respiratório e cardiovascular, com ênfase na semiotécnica. Ao término de cada sessão, a docente e demais estudantes os congratulavam, pontuavam os momentos de imprecisão ou falha que se sucederam às atividades propostas e discutiam dilemas éticos. No cenário mundial entre as competências inerentes desenvolvidas na academia médica estão o cuidado com o paciente, o profissionalismo e a comunicação clínica e interpessoal, medicina baseada em evidências. O OSCE, ao transpor as barreiras teóricas, surgiu como metodologia auxiliar de treinamento e capacitação do acadêmico quanto ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, atitudes e condutas frente ao desafio proposto. Como metodologia ativa aplicada a semiologia foi profícuo na avaliação do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na semiotécnica, permitindo ao graduando uma aproximação do cotidiano clínico e seu vindouro exercício profissional. Esta dinâmica possibilita uma avaliação objetiva do acadêmico e a sedimentação do conhecimento a partir do retorno de sua performance na tarefa proposta.

Biografia do Autor

Bruna Sá Eduardo, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Graduanda do curso Medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom Jesus do Itabapoana

Ligia Cordeiro Matos Faial, IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Docente do curso de medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom Jesus do Itabapoana

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

SÁ EDUARDO, B. .; CORDEIRO MATOS FAIAL, L. . A aplicação de metodologia ativa à disciplina de semiologia médica. Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana, [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostraconhecimentobji/article/view/1191. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas E Ciências Da Saúde