A aplicação de metodologia ativa à disciplina de semiologia médica
Palavras-chave:
Exame físico, Medicina, AnamneseResumo
A prática semiológica na grade curricular de medicina visa a aprendizagem e o desenvolvimento da prática cotidiana de averiguação do processo saúde doença. O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é uma metodologia ativa estruturada em etapas que reproduz a prática clínica e avalia os graduandos em atividades como a relação médico-paciente, anamnese e exame físico através de critérios previamente elaborados. Buscou relatar a experiência da metodologia ativa na disciplina de semiologia médica através da aplicação do OSCE. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foram realizados desesseis encontros com os acadêmicos organizados em pares. A cada dupla atribui-se o papel de médico e de paciente. O estudante-médico prosseguiu de forma pertinente com as técnicas e do outro lado, o estudante-paciente auxiliava-o no necessário. A preceptora os avaliou quanto ao diálogo estruturado durante anamnese e habilidade no exame físico ectoscópio, do aparelho respiratório e cardiovascular, com ênfase na semiotécnica. Ao término de cada sessão, a docente e demais estudantes os congratulavam, pontuavam os momentos de imprecisão ou falha que se sucederam às atividades propostas e discutiam dilemas éticos. No cenário mundial entre as competências inerentes desenvolvidas na academia médica estão o cuidado com o paciente, o profissionalismo e a comunicação clínica e interpessoal, medicina baseada em evidências. O OSCE, ao transpor as barreiras teóricas, surgiu como metodologia auxiliar de treinamento e capacitação do acadêmico quanto ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, atitudes e condutas frente ao desafio proposto. Como metodologia ativa aplicada a semiologia foi profícuo na avaliação do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na semiotécnica, permitindo ao graduando uma aproximação do cotidiano clínico e seu vindouro exercício profissional. Esta dinâmica possibilita uma avaliação objetiva do acadêmico e a sedimentação do conhecimento a partir do retorno de sua performance na tarefa proposta.