PARQUE DA FONTE DO ITAJURU

OUTRA POSSIBILIDADE TURÍSTICA PARA A CIDADE DE CABO FRIO

Autores

  • Jaqueline Kropf Esteves de Matos Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio https://orcid.org/0000-0001-9127-1620
  • Adriana Paula Slongo Marcussi Instituto Federal Fluminense- Campus Cabo Frio

Palavras-chave:

Cabo Frio, Fonte do Itajuru, Turismo

Resumo

A cidade de Cabo Frio está localizada na Região dos Lagos fluminense. Possui uma beleza ímpar de praias e atrai muitos turistas o ano todo. No entanto, sua beleza não reside apenas nas praias, mas também em pontos históricos, como o bairro da Passagem e outros atrativos espalhados pela cidade, como o Parque da Fonte do Itajuru. O Parque da Fonte do Itajuru é atualmente um ponto turístico, frequentemente visitado por pessoas locais e alguns visitantes. De grande importância para o patrimônio histórico da cidade, este local abriga uma fonte que, durante o período do descobrimento, era a única fonte de água potável da cidade. Sendo um local arborizado, calmo e fresco, é um ideal para momentos de descanso e relaxamento. Recebe a visita de grupos escolares, que utilizam o espaço para piqueniques e atividades lúdicas. Aos finais de semana, o parque recebe eventos culturais, como apresentações musicais e feiras de artesanato. Além dos moradores, através do projeto de lei no 017/2018, a prefeitura de Cabo Frio motiva sua visitação por turistas. No entanto, a água que jorra da fonte tem qualidade duvidosa, por estar rodeada de residências, ficar próximo a 2 postos de gasolina, 2 cemitérios e do canal do Itajuru. Ao avistarem a fonte, os visitantes consomem sua água, mesmo sem saber sua origem e qualidade. Por isso, torna-se importante analisar a potabilidade desta água, para evitar uma possível contaminação das pessoas que frequentam este local. Este trabalho visou avaliar o potencial do parque como um novo ponto turístico para a cidade e verificar a qualidade sanitária da água da fonte que ali se encontra. Pode-se constatar que, através do incentivo municipal e pela ausência de patógenos na água, o Parque da Fonte do Itajuru é um ponto turístico em potencial para a cidade de Cabo Frio.

Biografia do Autor

Jaqueline Kropf Esteves de Matos, Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio

Mestre em Sistemas de Gestão (UFF - 2013). Possui especialização em Língua Inglesa pela UERJ (2001) e em Gestão em Turismo (Famart - 2020). Graduada em Letras - Português / Inglês pelo Centro Universitário da Cidade (1999). Possui ampla experiência no magistério na rede pública de ensino, lecionando Língua Inglesa. Atualmente é professora de Inglês no Instituto Federal Fluminense. Tem interesse em pesquisa nas áreas de Turismo Sustentável, Hotelaria Sustentável e tópicos linguísticos em Língua Inglesa.

Adriana Paula Slongo Marcussi, Instituto Federal Fluminense- Campus Cabo Frio

Possui graduação em Engenharia de Alimentos - UFRRJ (2003), mestrado em Engenharia de Alimentos - UFSC (2004) e doutorado em Engenharia de Alimentos - UFSC (2008) com ênfase em Segurança Alimentar. Professor do Instituto Federal Fluminense desde 2009. Atua como docente nos cursos superiores de: licenciatura em biologia (microbiologia geral) e de Tecnologia em Gastronomia, ministrando as disciplinas de: química dos alimentos, tecnologia culinária, gestão de materiais e gestão financeira e orientação de TCM.

Downloads

Publicado

2023-04-03