O ENVELHECER NA COZINHA

UM PANORAMA DE PROFISSIONAIS DE COZINHA DO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

Autores

  • Gustavo Cunha Guterman Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio
  • Adriana Paula Slongo Marcussi Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio

Palavras-chave:

Armação de Búzios, Cozinheiro, Gastronomia, Profissão

Resumo

O processo natural de envelhecimento é uma preocupação inerente ao trabalhador, independente da área de atuação. Isso não é diferente para com os profissionais de cozinha, uma vez que esse ofício tem como características primordiais as longas jornadas de trabalho, ambientes com temperaturas elevadas e em grande parte sob pressão. Diante desta realidade, muitos profissionais, as vezes por falta de conhecimento ou por adversidades mesmo, encontram dificuldades em pensar e/ou planejar sua aposentadoria, sendo este um momento em que, teoricamente, o trabalhador terá condições dignas de gozar da sua velhice. Buscando entender a realidade a respeito do conhecimento dos direitos legais relacionado a aposentadoria dos profissionais de cozinha, usou-se como objeto de estudo o município de Armação dos Búzios, por ser um importante polo gastronômico situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo foi realizada através da aplicação de questionários, além da pesquisa bibliográfica. Dentre os resultados, verificou-se a falta de conhecimento sobre as regulamentações trabalhistas, o que faz com que o trabalhador se submeta a condições de trabalhos desfavoráveis e prejudiciais a sua saúde, aceitando essa realidade e não lutando por melhorias. Como conclusão, espera-se a difusão sobre os problemas abordados, gerando discussão e conscientização do tema, para assim um dia obtermos a verdadeira valorização desses profissionais.

 

Biografia do Autor

Gustavo Cunha Guterman, Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio

Cozinheiro profissional e professor- pesquisador no campos da Gastronomia. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Pós Graduado em Gestão em Segurança dos Alimentos pelo SENAC SP, Graduado em Gastronomia no centro de formação internacional Alain Ducasse Formation (ADF), Técnico em Cozinha pelo SENAC RJ. Professor e Coordenador Instituto Federal Fluminense. Vice presidente do Instituto Maniva, ao lado da Chef Teresa Corção. Também é pesquisador do projeto Escola de Comida, autor da página Guterman Gastronomia, e escreve junto com a professora-pesquisadora Vanessa Santos o blog COMIDA RJ CE (https://comidarjce.wordpress.com/)

Adriana Paula Slongo Marcussi, Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio

Possui graduação em Engenharia de Alimentos - UFRRJ (2003), mestrado em Engenharia de Alimentos - UFSC (2004) e doutorado em Engenharia de Alimentos - UFSC (2008) com ênfase em Segurança Alimentar. Professor do Instituto Federal Fluminense desde 2009. Atua como docente nos cursos superiores de: licenciatura em biologia (microbiologia geral) e de Tecnologia em Gastronomia, ministrando as disciplinas de: química dos alimentos, tecnologia culinária, gestão de materiais e gestão financeira e orientação de TCM.

Downloads

Publicado

2023-04-03