O Portal de Anais de Eventos do IFFluminense é uma iniciativa que visa reunir, organizar e democratizar o acesso às produções de eventos organizados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFluminense. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - Sistema OJS (Open Journal System) ferramenta para Publicação de Periódicos Cientít­ficos adaptado para este portal.

Revistas

  • Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense

     O Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), um evento anual que faz parte da programação da Semana Acadêmica do IFFluminense Itaperuna e tem o objetivo de promover um espaço aberto de discussão sobre temas relacionados ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, por meio de palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos científicos, nas modalidades de banner e comunicação oral e que abrange trabalhos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e suas respectivas subáreas, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Jornada de Língua Portuguesa e Literatura

    A Jornada de Língua Portuguesa e Literatura é um evento anual realizado no IFF Campus Itaperuna e pretende contribuir para o fortalecimento da Pesquisa e Extensão, convidando, reunindo e incentivando professores e pesquisadores a discutir temas centrais da área de Letras, Linguística e Artes. A Jornada ainda se propõe a apresentar experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas por professores do Campus Itaperuna.

     

  • Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ

    A Mostra de Extensão é um evento científico organizado por Instituições de Ensino Superior parceiras (IFFluminense, UENF, UFF e UFRRJ) para o público acadêmico e a sociedade, promovendo “canais de comunicação” entre a comunidade científica e não científica, com o intuito de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais. Durante as edições do evento são realizadas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas, oficinas e atividades artístico-cultural.

  • Encontro de Cultura do IFFluminense

    O Encontro de Cultura do IFFluminense é um evento integrado de Arte e Cultura dos campi do Instituto Federal Fluminense, apresentando atividades de reflexão estética, crítica e sensível, por meio de atividades acadêmico-científicas e apresentações artístico-culturais em suas diversas linguagens e especificidades, dando visibilidade à produção desenvolvida nas unidades da instituição e/em suas comunidades, com ênfase em sua pluralidade, diversidade, atuação em rede e nas questões específicas da Arte e da Cultura como campos do saber.

  • Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Científicos de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias

    A Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Científicos de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (MTAC-AUT) tem por objetivo disseminar os trabalhos realizados nos âmbitos acadêmico (trabalhos de disciplinas de graduação e pós-graduação e trabalhos finais de graduação) e científico (pesquisas de Iniciação Científica, Tecnológica e Extensão; trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação) por estudantes e egressos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo; pós-graduação lato sensu em Cidades e suas Tecnologias e Arquitetura da Cidade: Suas demandas e tecnologias; e do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias; abrigados pelo IFFluminense.

  • Seminário Virtual da Mulher

    O Seminário Virtual da Mulher visa potencializar a articulação e a realização de estudos e debates sobre gênero, promovendo a igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades, visando à garantia da participação efetiva das mulheres e dos movimentos LGBTQI+ no campo das ciências e na carreira acadêmica.

  • Seminário de Pesquisa, Extensão Inovação e Empreendedorismo do Centro de Estudos Interdisciplinares em Alimentação e Hospitalidade

    Os Anais do Seminário do Centro de Estudos Interdisciplinares em Alimentação e Hospitalidade (CEIAH) trazem o conjunto de trabalhos e resultados de pesquisas produzidas e apresentadas por docentes e discentes vinculados ao centro de estudos. O evento teve como objetivo a divulgação das pesquisas e projetos produzidos pelo CEIAH, sensibilizando os estudantes sobre a importância e o valor da pesquisa, além de ampliar a formação acadêmica, técnica e pessoal dos discentes do campus Cabo Frio. Por se tratar de um evento on-line, permitiu um amplo acesso a todos e todas que se interessavam pelo tema do evento tendo, também, contribuído na visibilidade do Instituto junto à comunidade e às empresas que atuam na área de hospitalidade e lazer.

  • Mostra do Conhecimento - Campus Bom Jesus do Itabapoana

    A Mostra do Conhecimento é um evento de divulgação científica e extensão promovido pelo Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana. Desde 2012 a Mostra vem crescendo e trazendo inovações em suas edições. O evento visa oportunizar espaço para apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no campus, bem como oficinas, palestras, mini-cursos, apresentações culturais e outros eventos para os participantes inscritos de toda a comunidade. 

  • Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua

    O Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) é um evento de periodicidade anual, organizado pelo Campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense. É fruto do caminho trilhado de 2017 a 2021 pela Semana de Divulgação Científica e Cultural do campus, da qual herda a sigla. Pretende dar visibilidade às ações e aos agentes que contribuem para a produção e difusão do conhecimento na região Noroeste Fluminense, bem como refletir sobre a importância da Ciência, Cultura e Tecnologia no desenvolvimento local a partir de uma perspectiva ampliada de desenvolvimento que leve em conta a transformação social e o bem-estar dos cidadãos. Conta com a participação de alunos e trabalhadores da educação básica e superior, egressos, artistas, grupos culturais e representantes dos diversos setores da comunidade.

    ISSN 2965-6508